Topo

Cristóvão Borges é o predileto, mas Grêmio cogita técnico 'novato'

Cristóvão Borges é o preferido do Grêmio para assumir a vaga de Felipão - Matheus Andrade/Photocamera
Cristóvão Borges é o preferido do Grêmio para assumir a vaga de Felipão Imagem: Matheus Andrade/Photocamera

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/05/2015 12h33

Luiz Felipe Scolari teve saída do Grêmio confirmada na manhã desta terça-feira (19). Segundo o presidente Romildo Bolzan Júnior, Felipão pediu para sair após ver que não conseguiria acrescentar ao já apresentado. O clube também já avaliava esta situação. E de pronto, negou ter contato com o substituto e evitou detalhar um perfil para o próximo treinador. Entre várias possibilidades, Cristóvão Borges é o preferido, mas o clube cogita investir em um técnico inexperiente em grandes clubes, oriundo do interior gaúcho. 

A principal diretriz para escolha do novo treinador gremista será financeira. A ideia é formar uma comissão técnica 'barata' e que possa ser mantida independente da saída de uma das peças. Serão contratados: técnico, auxiliar e preparador físico. Mas o primeiro não condiciona a chegada dos outros. O plano é ter uma comissão permanente. 
 
São dois caminhos claros. O primeiro é encontrar entre os nomes disponíveis no mercado um treinador que se alinhe com o perfil. Neste ponto, Cristóvão Borges é o predileto. Não tem vencimentos muito altos e estaria engajado na campanha de recuperação do Tricolor. Celso Roth e Mano Menezes demandariam maior esforço econômico. Segundo o presidente Romildo Bolzan Júnior, nenhum deles foi contatado. "Não falaríamos com ninguém sem antes acertar a saída do Felipão", disse. 
 
A segunda opção, também confirmada pelo mandatário, é o investimento em um treinador do interior gaúcho, sem experiência em um grande clube do futebol brasileiro. 
 
"Quando temos uma política de transição, algumas situações podem nos criar um risco muito grande. Se for um técnico gaúcho, certamente temos a convicção que poderá nos dar a resposta. Se for um de fora, também", explicou Bolzan. "Vale lembrar que o Grêmio tem por característica também formar grandes treinadores. Podemos citar Ênio Andrade, Mano Menezes, Tite, Felipão. Não temos muitas opções. A maior parte dos treinadores estão empregados. Mas temos histórico com treinadores do futebol gaúcho", completou. 
 
Curiosamente, Luís Carlos Winck, que foi técnico do Lajeadense no último Gauchão, esteve no Centro de Treinamentos nesta manhã. Mas não há indicação de que seja ele o alvo gremista. Entre os destaques do Estadual estão o técnico Rogério Zimmermann, do Brasil de Pelotas, Picolli, do Juventude e Luís Antonio Zaluar, que trocou o Cruzeiro-RS pelo Caxias. 
 
A ideia do Grêmio é ter um novo treinador anunciado até o jogo do próximo sábado, diante do Figueirense. No entanto, deixa o técnico da base, James Freitas, comandando interinamente com Rogério Dias como preparador físico. 
 
Departamento de futebol segue
 
Mesmo com as mudanças na comissão técnica, o departamento de futebol do Grêmio seguirá o mesmo. Cesar Pacheco como diretor político, Rui Costa como executivo. Há ainda a chance da nomeação de um vice de futebol. No entanto tal cargo ainda não foi ocupado.