Topo

Número 95 do ranking da Fifa, Arábia Saudita vence Copa do Mundo virtual

Abdulaziz Alshehri, campeão da edição 2015 da Copa do Mundo Interativa da Fifa - Divulgação
Abdulaziz Alshehri, campeão da edição 2015 da Copa do Mundo Interativa da Fifa Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/05/2015 17h36

A Arábia Saudita está longe da elite do futebol mundial. No último ranking divulgado pela Fifa, aparece apenas na 95ª posição. Entre os países asiáticos, é só o nono colocado. Mas nesta terça-feira, o país venceu a Copa do Mundo. De futebol virtual.

O saudita Abdulaziz Alshehri foi o grande campeão da edição 2015 da Copa do Mundo Fifa de Futebol Interativo. Número 4 do ranking mundial, ele venceu, na decisão, o francês Julien Dassonville, vice-líder da lista – o primeiro colocado (e atual campeão), o dinamarquês August Rosenmeir, terminou apenas em terceiro lugar.

O último jogo foi fácil para Alshehri: jogando com Portugal, contra a Argentina, ele venceu por 3 a 0, com três gols de Cristiano Ronaldo. O primeiro, com uma infiltração pelo meio da área. Os dois últimos, de cabeça. O torneio foi disputado usando o game FIFA 15.

Foi o segundo título da Arábia Saudita em eventos Fifa na história. O primeiro foi em 1989, quando um time de garotos venceu o Mundial Sub-16, na Escócia – hoje, a categoria é disputada por garotos de até 17 anos. O técnico daquele time saudita era o brasileiro Ivo Wortmann, que fazia parte da comissão técnica de Luiz Felipe Scolari no Grêmio, demitida nesta terça.

Nenhum jogador brasileiro se classificou para a grande final do torneio, que reuniu 32 craques virtuais em Munique, na Alemanha. O melhor do ranking é Samuel Liberato, 36º, que disputou a edição 2012 das finais da Copa do Mundo Interativa. O Brasil já tem um título do torneio, de Thiago Azevedo, conquistado em 2004, na primeira edição do torneio.