Topo

Luis Enrique pode não renovar e Barça pensa em Ancelotti, diz jornal

Campeão pelo Real, Ancelotti está na berlinda em Madri, mas pode interessar ao Barça - Alberto Estévez/EFE
Campeão pelo Real, Ancelotti está na berlinda em Madri, mas pode interessar ao Barça Imagem: Alberto Estévez/EFE

Do UOL, em São Paulo

20/05/2015 18h20

Segundo o jornal El Pais, o Barcelona teme perder Luis Enrique no fim da temporada e trabalha com um plano B caso não consiga convencer o treinador a renovar. O nome preferido dos catalães, por incrível que pareça, seria o atual comandante do Real Madrid.

Carlo Ancelotti está na berlinda no clube merengue. Apesar de ter sido campeão da Liga dos Campeões no ano passado, o italiano não foi confirmado pelo Real Madrid, que terminará a temporada sem nenhuma conquista de peso. Neste caso, o Barcelona seria uma opção. 

O grande avalista de Ancelotti no Camp Nou, segundo o El Pais, seria Ariedo Braida, italiano que trabalhou com o treinador no Milan e desde o começo do ano ocupa o cargo de diretor de futebol internacional do clube. O cartola teria defendido, em uma reunião realizada nos últimos dias, que o treinador do Real Madrid seria a segunda melhor opção para o Barcelona. 

A primeira, é claro, seria Luis Enrique. O ex-meio-campista conseguiu recolocar o Barcelona na final da Liga dos Campeões, venceu o Espanhol e está na decisão da Copa do Rei. E tudo na temporada de estreia, como fez Pep Guardiola. 

O problema é que o próprio treinador tem dúvidas sobre sua continuidade. Ainda de acordo com o El País, Luis Enrique se ressente do desentendimento público que teve com Lionel Messi e não estaria prosseguir, apesar do êxito esportivo. O veículo chega a falar em 70% de chances de rescisão do compromisso. 

Ancelotti, então, seria um bom candidato por dois motivos importantes. O primeiro é a sua capacidade de manejar estrelas. Desde os tempos de Milan, o italiano nunca teve problemas com seus jogadores e poderia manter Messi e Neymar jogando em alto nível sem conflitos de ego entre si ou com o restante do elenco. Além disso, ele teria mostrado que também sabe armar equipes com DNA ofensivo, como o Barcelona espera. 

Em uma hipotética lista de preferências do Barça, estariam Jurgen Klopp (ex-Borussia Dortmund), Oscar García (que já treinou a base do clube e esteve no Watford) e Frank de Boer (Ajax). 

Real Madrid também indeciso
Se o Barcelona ainda faz projeções do que pode acontecer, o Real Madrid já está na dúvidas. Na mesma matéria em que liga Ancelotti ao clube catalão, o El País relata que Ancelotti teria procurado a direção merengue nos últimos dias para pedir uma definição sobre seu futuro. Os cartolas, no entanto, disseram que ainda não poderiam responder. 

Segundo o veículo, há uma disputa política interna para saber o futuro do clube. Quem defende Ancelotti argumenta que ele venceu a Liga dos Campeões, provou seu valor e é querido pelo grupo de jogadores. Do outro estão aqueles que entendem que nenhum treinador pode seguir no Real se passar uma temporada sem ganhar nada. 

Caso decida se livrar de Ancelotti, que tem contrato até o meio de 2016, o Real Madrid terá de olhar o mercado com atenção. Jurgen Klopp, ex-Borussia, e Zidane, hoje treinador do time B merengue, são opções que inspiram dúvidas. Entre os mais experientes, surgem com chances Joachim Low, campeão mundial pela Alemanha que teria de ser convencido a deixar o cargo; e Rafa Benitez, hoje no Napoli.