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Neymar sabe que é um produto e passará CR7, diz diretor de imagem

Juliana Alencar

Do UOL, em São Paulo

20/05/2015 06h00Atualizada em 21/05/2015 14h52

"Neymar será maior que Cristiano Ronaldo", projeta Marco Serralheiro, diretor de gestão de imagem da 9ine, ao avaliar o craque do Barcelona, principal cliente da agência hoje.  A empresa, que tem Ronaldo Fenômeno como um dos sócios, é parceira da NR Sports, do próprio jogador, na captação comercial da imagem dele. A gestão, no entanto, é feita por Eduardo Musa, do próprio escritório do atleta.     

No segundo ano de futebol europeu, Neymar já se tornou o terceiro jogador de futebol mais rico do mundo, atrás apenas do craque do Real Madrid e de Lionel Messi, seu colega de Barcelona. E não é só o contrato com o clube, de cerca de 15 milhões de euros anuais, que o fez chegar ao pódio. Com nove grandes contratos em vigor, o ex-santista só perde para Gisele Bündchen entre as celebridades brasileiras mais valiosas para o mercado publicitário. 

Esse reconhecimento vem do mercado. De acordo com a revista "Sports Pro", que publica um ranking anual, Neymar é o segundo atleta do mundo com melhor potencial publicitário de 2015, ficando atrás apenas da tenista canadense Eugenie Bouchard. Em 2012 e 2013, ele foi o primeiro da lista. 

"Neymar é um caso único hoje. Alia alta performance como atleta e carisma, o que é muito raro. Trabalhamos muito em cima dessa característica. Ele fala para todas as faixas etárias e ainda é muito jovem. Tem um caminho muito bom pela frente", cita Serralheiro, que diz se basear em pesquisas para mensurar o tamanho do fenômeno que tem em mãos e, assim, fazer projeções tão otimistas : "Sabemos quanto vale cada minuto dele".  

Até 2014, Cristiano Ronaldo valia pouco mais do que o dobro que Neymar. Segundo levantamento da revista "Forbes", Neymar faturou US$ 31,7 milhões no ano, contra US$ 79 milhões que o português arrecadou no ano em que foi eleito melhor do mundo pela terceira vez. O "abismo" que ainda existe entre os dois se reflete também no patrocínio da Nike. Ambos atletas da marca receberam valores díspares em 2014, ano da Copa, segundo o jornal britânico "Daily Mail". Enquanto Ronaldo levou o equivalente a R$ 52 milhões,  Neymar ficou com R$ 35 milhões.

O último contrato fechado envolvendo Neymar foi com uma marca de enxaguante bucal. O acordo não teve os valores divulgados. "Nossa tendência é dar prioridade para as empresas que propõem um vínculo mais duradouro, uma relação de longo prazo. A procura é alta, mas não aconselhamos o atleta a aceitar todas as propostas. Temos a preocupação de criar uma identificação dele com cada produto. Além do mais, ele também tem uma agenda muito apertada. A tendência é buscar melhores contratos", explica.  Hoje, a maior parte dos anunciantes manda a equipe do Brasil  para a Espanha para gravar as campanhas.

O mercado vê no próprio jogador o esmero para agradar os seus contratantes. Quando fechou um negócio com uma gigante de higiene pessoal, pediu ao staff que trabalha na mansão em Barcelona para jogar fora produtos que pudessem ser de uma empresa concorrente, Na última viagem dele ao Brasil, para a festa de aniversário de sua irmã, Rafaella, ele chegou ao local do evento dirigindo carro da montadora que é sua patrocinadora. Até a mãe do filho dele, Carol Dantas, foi com um automóvel da mesma marca.  

"Neymar sabe que também é um produto. Ele é muito consciente sobre o quanto a imagem que passe interfere nos seus rendimentos. Ele se policia, é muito preparado", elogia.

19.mai.2015 - O diretor de gestão de imagem da 9ine Marco Serralheiro com Neymar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
"Não existe caso perdido"  

Neymar é um dos dois jogadores de futebol que fazem parte do casting da 9ine. Foi levado por Wagner Ribeiro, que também é empresário de Lucas, do Paris Saint-Germain. 

Marco Serralheiro não estava lá quando Lucas chegou a 9ine. Mas confirma uma política da agência de evitar trabalhar com atletas da mesma modalidade "para evitar conflitos de interesses". No caso dos dois, no entanto, isso nunca chegou a ser uma questão. "Apesar de os dois serem jogadores de futebol eles atendem a propostas diferentes e estão em estágios distintos da carreira. Lucas é mais introvertido, teve uma queda de rendimento. Mas acreditamos nele. É ainda muito jovem, pode render", avalia. 

Serralheiro também  trabalha com dois atletas de MMA, Junior Cigano e Vitor Belfort, e com o tenista espanhol Rafael Nadal. Há ainda personagens de fora do esporte, como a cantora Paula Fernandes e atriz Paolla Oliveira.  Antes de seguir para 9ine, o executivo, que tem mais de 20 anos de carreira na área, foi um dos responsáveis pelo trabalho de reposicionamento de marca de Claudia Leitte, hoje uma das cantoras que mais faturam com a própria imagem. 

Sem citar nenhum atleta nominalmente, Serralheiro diz que não há imagem que não pode ser melhorada a custo de um trabalho em conjunto.  "Costumo dizer que existem marcas para todo tipo de personalidade. Há espaço no mercado para jogadores mais polêmicos. Não existe caso perdido. Mas é preciso saber se o próprio atleta quer isso", afirma ele, que crê que essa intervenção não tira a espontaneidade do atleta: "Trabalhamos com as características  para potencializá-lo  para o negócio."