Topo

Barcelona prepara proposta para "substituto ideal" de Xavi

Gündogan é apontado como "substituto ideal" para Xavi no Barcelona por seu estilo de jogo - AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS
Gündogan é apontado como "substituto ideal" para Xavi no Barcelona por seu estilo de jogo Imagem: AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS

Do UOL, em São Paulo

22/05/2015 15h09

O Barcelona já escolheu o substituto do meia Xavi Hernández, que anunciou esta semana sua transferência para o futebol árabe. Trata-se do alemão Ilkay Gündogan, um dos principais responsáveis pelas boas campanhas do Borussia Dortmund nas últimas temporadas.

De acordo com a publicação espanhola Mundo Deportivo, o atleta já inclusive realizou exames médicos supervisionados pelo departamento médico do Barcelona, que aproveitou a passagem pela Alemanha para disputa da semifinal da Liga dos Campeões para se encontrar com o atleta e verificar a recuperação de uma antiga lesão na região lombar, que o deixou fora de combate por quase um ano. Aprovado nos exames, resta apenas uma acerto entre o clube catalão e os aurinegros para que o meia seja o novo companheiro de Messi, Suárez e Neymar.

Ainda segundo a publicação, o Borussia não pretende criar empecilhos para a transferência. Como o contrato do atleta vai até junho de 2016, os alemães não querem correr o risco de perder o atleta de graça no final do contrato e planejam lucrar alguma coisa com a transferência. O novo treinador da equipe, Thomas Tuchel, que assumirá o lugar de Jurgen Klopp ao final da temporada, já está ciente do problema e não vê problemas em liberar o atleta antes do fim do contrato.

Com 24 anos, o meia é visto como a peça ideal para substituir um dos maiores ídolos da história do Barcelona por conta de suas características: bom passe, bom posicionamento e boa visão de jogo. A publicação ainda destaca que a chegada de Gündogan não inibiria a chegada de outros reforços, como Paul Pogba, da Juventus, que também é fortemente especulado no clube catalão.

Apesar da forte movimentação no mercado da bola, o Barcelona não pode inscrever nenhum atleta na Fifa até o início de 2016 devido a uma punição imposta pela organização após a equipe desrespeitar regras estipuladas para contratação de atletas. Todavia, a punição não impede a equipe de deixar acordos costurados para serem efetivados apenas no início do próximo ano.

No caso específico de Gündogan, existe a possibilidade de fazer com o atleta o mesmo que aconteceu com Luis Suárez: o meia chegaria a Barcelona no meio do ano e aproveitaria os seis meses que restariam até o final da punição para ambientar-se ao clube e a forma da equipe de jogar. O desfecho da operação está nas mão de Ariedo Braida, novo diretor de futebol do clube.

Caso o Barcelona realmente queira contar com os serviços do meia, precisará agir rápido, visto que o alemão, de origem turca, também é desejado por clubes como Bayern de Munique e Manchester United.