Topo

Grêmio escolhe técnico após analisar perfil e consultar grupo de jogadores

Direção do Grêmio pretende anunciar o novo treinador do time ainda nesta sexta - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Direção do Grêmio pretende anunciar o novo treinador do time ainda nesta sexta Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/05/2015 06h00

O Grêmio já escolheu seu novo treinador e ofereceu um contrato a ele. A resposta deve sair nesta sexta-feira e se for a esperada, o nome será anunciado imediatamente. Mas para chegar ao profissional escolhido, o perfil do grupo de atletas foi analisado e alguns foram até consultados sobre as melhores características de comando. 

"Traçamos dois perfis bem diferentes e estudamos internamente. Para isso também definimos o perfil do grupo e o que seria necessário neste momento", disse o presidente Romildo Bolzan Júnior. 
 
A conclusão que o estudo interno gremista apontou foi que o elenco precisa de conversa. Um 'tratamento de choque' como imposto por Luiz Felipe Scolari muitas vezes inibia jogadores menos experientes. Há exemplos de atletas considerados de qualidade que não conseguiram render sob as orientações do comandante. Casos como Everton, Raul e até mesmo o lateral esquerdo Breno, emprestado ao Vitória de Guimarães. 
 
Com o estilo do comando montado, reflexo do que a direção considerou necessário ao grupo, o Grêmio passou a consultar as lideranças do time sobre treinadores. 
 
"Conversei com alguns jogadores. Mas nem todos tinham trabalhado ou conheciam o trabalho deste profissional que pretendemos", afirmou Bolzan. 
 
O nome é guardado a qualquer custo. Trata-se de um nome que ainda não foi especulado pela imprensa. Não será Cristóvão Borges, segundo o mandatário gremista. A tendência é que, se tudo ocorrer como o Tricolor espera, o novo treinador já possa estar nos camarotes da Arena para assistir o jogo do próximo sábado, diante do Figueirense, quando o técnico do Sub-20, James Freitas, comandará o time de forma interina. 
 
O novo treinador carregará apenas um auxiliar pessoal. O restante da comissão técnica será fixa do clube. Um treinador do interior gaúcho será contratado para ocupar o posto de auxiliar permanente e fará ligação entre base e o principal. O preparador físico é Rogério Dias Luiz e o preparador de goleiros é Rogério Godoy. Completará o time o atual interino, James Freitas. 
 
Sem prazo, a sexta-feira começa como 'dia D' para anúncio do novo comandante. Porém, o prazo pode se alongar além do esperado.