Topo

Grêmio sonda Doriva, mas treinador recusa e seguirá no comando do Vasco

Doriva era o nome preferido pelo Grêmio para assumir o posto de Felipão - Marcelo Sadio/Vasco
Doriva era o nome preferido pelo Grêmio para assumir o posto de Felipão Imagem: Marcelo Sadio/Vasco

Marinho Saldanha e Bernardo Gentile

Do UOL, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro*

22/05/2015 11h28

O Grêmio quer tirar o técnico Doriva do Vasco. Após a negativa inicial de investir em um treinador que estivesse empregado, o clube gaúcho determinou que o nome do atual comandante do clube carioca é o que se encaixa no perfil desejado no time. Depende apenas da liberação do clube para que o anúncio ocorra. Porém, o Cruzmaltino fez jogo duro e decidiu que o comandante continuará em São Januário.

A reportagem do UOL Esporte apurou que Doriva sempre foi o primeiro nome na lista de possíveis alvos. Cristóvão esteve em pauta, mas acabou não avançando. O predileto é o mais próximo agora. O Grêmio, porém, tem alternativas caso a negociação com treinador do Vasco não tenha um final feliz.

Procurado na noite da última quinta-feira pela diretoria do Grêmio, Doriva se reuniu nesta sexta com o presidente cruzmaltino, Eurico Miranda, revelou a sondagem e informou que seguirá no Vasco.

A decisão será ratificada em entrevista coletiva na tarde desta sexta, após o treino que será comandado normalmente por Doriva em São Januário. Ele ainda comandará o time no sábado, em jogo contra o Internacional, no Rio de Janeiro.

Pessoas próximas ao treinador também confirmaram a oferta gaúcha. Valorizado após a conquista do Carioca, Doriva se envaideceu com a escolha do Grêmio, mas o bom relacionamento com o presidente Eurico Miranda pesou na hora de decidir por não trocar de clube. 

Campeão paulista pelo Ituano em 2014 e carioca pelo Vasco neste ano, o treinador de 42 anos se encaixa no perfil de comando que o Tricolor pretende. Carregaria apenas um auxiliar e teria facilidade no contato com jovens vindos da categorias de base. É um comandante emergente e de bom convívio com a direção. 

Mas isso só ocorrerá se o Vasco permitir. O apreço do comando do clube por ele sempre esteve presente. Tanto que ao saber que ele havia conquistado título Estadual, o então técnico gremista Luiz Felipe Scolari aplaudiu em entrevista coletiva. E o mesmo fizeram os diretores gremistas. 

Com confiança em alta, a ideia do Grêmio é que ele possa acompanhar o jogo do próximo sábado das cabines da Arena. O Tricolor pega o Figueirense pela terceira rodada do Brasileirão às 21h (horário de Brasíla). 

*Atualizado às 14h10