Topo

Torcedor do Boca se apresenta à Justiça; pena pode ser superior a 4 anos

Do UOL, em São Paulo

22/05/2015 12h16

O torcedor do Boca Juniors, Adrián Napolitano “Panadero”, se apresentou na quinta-feira ao Tribunal em Buenos Aires para cumprimento de decisão oficial. Ele entrou no Tribunal com o rosto coberto e foi liberado minutos depois, conforme informou o jornal Olé.

Não há ordem de prisão contra Panadero, mas ele pode responder na Justiça por 16 meses de prisão (um ano pelas lesões em quatro jogadores do River e mais quatro meses por ocorrer dentro de um estádio).

No entanto, o magistrado que analisa o caso, Carlos Ponte, quer que o torcedor acrescente pena mais grave, que varia de seis meses a três anos de prisão.

Carlos Ponte cita um artigo da lei argentina ligada a espetáculos esportivos, chamada de Lei da Rua, que prevê sanção para quem provocar a suspensão de uma partida. Com isso, ele responderia por pena leve (16 meses) e pela suspensão da partida (de 6 meses a 3 anos), que totalizando pode chegar a 4 anos e meio de detenção.

De acordo com o jornal Olé, Panadero assinou termo de compromisso à Justiça em que se coloca à disposição para investigação do caso e deverá ser julgado pelos incidentes ocorridos no Superclássico argentino. A Justiça entendeu que Panadero não oferecerá riscos mesmo estando solto.

Ele admitiu ter sido o responsável por lançar produto tóxico em direção aos atletas do River, que culminou na suspensão do jogo pela Libertadores.

Armas de caça na casa de Panadero

A polícia fez buscas na residência do torcedor do Boca. Foram encontradas armas de caça e munições. O advogado de Panadero informou ao Olé que a arma pertencia ao pai do torcedor, já falecido, que gostava de praticar caça.