Topo

Pato participa de 35% dos gols do SP; Luis Fabiano tem pior início

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

24/05/2015 06h00

A vitória do São Paulo por 3 a 0 sobre o Joinville, no sábado (23), pela 3ª rodada do Brasileirão, ilustrou a disputa por espaço no time entre Luis Fabiano e Alexandre Pato. Após 45 minutos para cada um atuar, a dupla saiu do Morumbi em cenários opostos: Luis Fabiano foi chamado de "pipoqueiro" pela torcida organizada e teve atuação apagada, e Pato deu uma assistência e marcou um gol. No balanço da temporada, Pato é o jogador do elenco que mais participa dos gols feitos, e Luis Fabiano vive o pior início de temporada pelo clube.

Alexandre Pato tem 13 gols e quatro assistências em 23 jogos disputados em 2015. A participação direta em 17 dos 49 gols do São Paulo nesta temporada dá ao atacante o índice de envolvimento em 34,7% dos gols marcados pelo São Paulo. Ou seja, ele esteve presente em mais de um terço dos gols marcados. É o dono da marca mais alta dentre todos os jogadores do elenco, seguido por Michel Bastos, com participação em 14 gols - seis gols marcados e oito assistências.

Na atual temporada, Pato esteve em campo por 1528 minutos, segundo o portal O Gol. Com os 13 gols marcados, o camisa 11 tem índice de um gol a cada 117 minutos em 2015. Luis Fabiano jogou 1006 minutos distribuídos em 16 jogos. Marcou cinco gols, e tem frequência de um gol a cada 201 minutos em campo.

Os cinco gols marcados por Luis Fabiano em 16 jogos em 2015, aos 34 anos, resultam em seu pior início de temporada desde que voltou ao São Paulo. A frequência de 0,31 gol por jogo é inferior até à atingida pelo atacante em 2011, ano em que voltou ao clube em março, passou por cirurgia e sofreu com lesões musculares.

No ano passado, Luis Fabiano marcou 11 gols nos primeiros 16 jogos da temporada, com média de 0,73 gol por jogo. Os números foram similares em 2013 e 2012: 12 gols e 13 gols nos primeiros 16 jogos das respectivas temporadas. Em 2011, ele nem chegou a fazer 16 jogos pelo São Paulo no ano, mas mesmo assim foi às redes com maior frequência: sete gols em 12 jogos, com média de 0,58 gol por jogo.

Nos dez jogos em que comandou o São Paulo, Milton Cruz nunca usou Luis Fabiano e Pato juntos como titulares. Mesmo assim, o interino sempre diz que "os dois podem jogar juntos".

Nas últimas semanas, Alexandre Pato desagradou Luis Fabiano ao dizer, após marcar um gol na vitória sobre o Flamengo, que não aceitaria ficar no banco de reservas nessa temporada. Dias depois, Luis Fabiano afirmou após a eliminação na Libertadores que teve de aturar uma declaração do companheiro na hora errada. Antes da partida deste sábado, contra o Joinville, Milton Cruz disse que os dois atacantes se reuniram e conversaram sobre a troca de declarações. Segundo o interino, foi tudo resolvido.