Topo

Grêmio faz planejamento para quatro anos e fecha porta para saída de jovens

Romildo Bolzan Júnior tem planejamento para tornar o Grêmio saudável sem vendas - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Romildo Bolzan Júnior tem planejamento para tornar o Grêmio saudável sem vendas Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/05/2015 17h26

O Grêmio montou um planejamento para sanar todas suas dívidas, se tornar estável e não precisar vender jovens promessas. Segundo o presidente Romildo Bolzan Júnior, o clube estará saudável financeiramente em quatro anos e sem necessidade de venda dos jovens imediatamente. Se vender algum jogador, o prazo ainda será antecipado. 

A resposta do mandatário veio a procura de olheiros russos a Yuri Mamute. Não houve proposta oficial pelo jovem atacante de 20 anos, mas a presença de representantes do Spartak Moscou deixou o clube em alerta. 
 
"Não vamos vender nenhum dos ativos do clube, jogadores das categorias de base, jovens promessas que temos", garantiu o presidente gremista. "Temos planejado tudo que precisamos fazer para não termos aquilo de deixarem o clube antes mesmo de jogar", completou. 
 
Resumidamente, o Grêmio tem definido o quanto pode gastar em cada departamento para, dentro de quatro anos, ter dívidas equalizadas e caixa saudável sem negociar promessas. Se acontecer algo 'irrecusável', o tempo de espera para a recuperação financeira será menor do que os quatro anos. 
 
"Se acontecer alguma venda, o prazo diminui. Mas este é o plano. Não vendendo os jogadores, ganhamos ainda mais com eles no futuro", disse. 
 
Luan e Walace se enquadram nesta determinação. O mesmo não vale para jogadores mais rodados e já com tempo de casa. Marcelo Grohe, por exemplo, é alvo de europeus e não tem saída totalmente descartada após a Copa América. 
 
Pagar as contas e tornar o clube saudável é o primeiro objetivo do comando de Romildo Bolzan Júnior. Para isso, dívidas estão sendo pagas, outras negociadas para pagamentos futuros e ainda gastos novos são absolutamente contidos. "Podemos sofrer um pouco, mas vamos conseguir resolver isso", finalizou.