Topo

Olheiro de clube russo vem ao Brasil observar 'Balotelli do Grêmio'

O atacante Yuri Mamute está na mira do Spartak Moscou, da Rússia - Marinho Saldanha/UOL
O atacante Yuri Mamute está na mira do Spartak Moscou, da Rússia Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/05/2015 14h37

Yuri Mamute, apelidado pela imprensa europeia de 'Mamutelli', em alusão ao italiano Mario Balotelli está na mira do Spartak Moscou, da Rússia. O clube europeu enviou um olheiro ao último jogo gremista, diante do Figueirense, para observar o atacante. 

O que favoreceu a visita do russo foi a boa relação do empresário de Mamute com o clube. Jorge Machado, agente do jogador, já levou Rafael Carioca, Mário Fernandes, entre outros jogadores para lá. 
 
O mesmo clube já observou Matheus Biteco em 2013. No entanto não chegou a levar o volante, cujos direitos foram vendidos ao Hoffenhein, da Alemanha. Atualmente Matheus está no Grêmio por empréstimo e se despede no fim deste ano. O Hoffenhein, aliás, que também é dono do irmão de Matheus, Guilherme, atualmente emprestado ao Santa Cruz-PE. 
 
Não houve proposta oficial. Yuri Mamute renovou seu contrato com o Grêmio no ano passado. A duração do vínculo é de cinco anos. Neste ano, passou a render o que sempre se esperou dele no clube. Tanto era sua fama na base, que chegou ao profissional com apenas 16 anos. É repetidamente convocado para os times inferiores do Brasil. Foi cortado da Sub-20 na semana passada. 
 
Tanto agradou que o então técnico gremista, Luiz Felipe Scolari, chegou a pedir publicamente um aumento de salário a ele. E conseguiu. Os vencimentos foram valorizados e o número novo está 'na média' dos demais membros do elenco. 
 
Mamute tem 20 anos e nesta temporada disputou 15 jogos, marcando três gols.