Topo

Reunião com português abre semana decisiva para definição de técnico no SP

José Peseiro, 55, treinou o Al-Wahda até fevereiro. Vai se reunir com SP - Valerio Pennicino/Getty Images
José Peseiro, 55, treinou o Al-Wahda até fevereiro. Vai se reunir com SP Imagem: Valerio Pennicino/Getty Images

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

25/05/2015 06h00

Milton Cruz pode ter feito na vitória por 3 a 0 sobre o Joinville, sábado (23), seu último jogo como técnico interino do São Paulo. Depois da partida, ele sugeriu que tem propostas para trabalhar como treinador em outros clubes e disse que se reunirá com o presidente Carlos Miguel Aidar em breve. Na Colômbia, o alvo principal do São Paulo, Juan Carlos Osório, foi eliminado com o Atlético Nacional da primeira fase do Campeonato Colombiano e também falou em tom de despedida. O primeiro passo da semana, no entanto, será a conversa com o português José Peseiro.

São Paulo e Peseiro se reúnem nessa segunda-feira, na capital paulista. O treinador português de 55 anos não tem o currículo vitorioso nem os diplomas de Osório, mas impressionou a diretoria são-paulina, segundo relato, pela determinação em apresentar um projeto inovador para o clube. Peseiro deixou o Al-Wahda, dos Emirados Árabes, em fevereiro. Antes disso, comandou Braga (POR), seleção da Arábia Saudita, Rapid Bucaresti (ROM), Panathinaikos (GRE), Al-Hilal (SAU) e Sporting (POR). Antes, foi auxiliar técnico de Carlos Queirós no Real Madrid (ESP).

A reunião com Peseiro acontece mesmo enquanto o São Paulo se envolve de otimismo pela chegada de Osório. O encontro com o português estava marcado antes da viagem do presidente Carlos Miguel Aidar e do vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro à Colômbia - a cúpula nega que tenha ido. Em Medellín, os dirigentes se encontraram com Osório na quarta-feira e passaram o dia com o colombiano, que aceitou o projeto e ficou de dar uma ligação para definir salários e selar o negócio.

Mesmo com o otimismo pela chegada do técnico do Atlético Nacional, o São Paulo não desmarcou a reunião por respeito a Peseiro. E o martelo ainda não está batido que o técnico será Osório. Se o português impressionar Aidar nessa segunda-feira, pode virar o jogo - hipótese, porém, remota.

Como só jogará no próximo domingo (31), o São Paulo tem a semana livre para treinos. O time que já ganhou folga neste último domingo (24) depois de vencer o Joinville também não trabalha na segunda-feira. Depois, treina de terça a sábado para enfrentar os gaúchos. Até lá, é possível que o técnico já esteja definido.

Milton Cruz atuou como interino desde a saída de Muricy Ramalho e fez mudanças significativas na equipe. Nos treinos, mudou programação e métodos de atividades técnicas, táticas e físicas. Nos jogos, mudou esquema e posicionamento de alguns jogadores, especialmente o de Paulo Henrique Ganso. Conquistou sete vitórias e três derrotas - os pontos mais altos foram os triunfos sobre Cruzeiro e Corinthians, no Morumbi, e os mais baixos as eliminações em Paulistão e Libertadores.