Topo

Três técnicos concorrem por vaga de Ancelotti no Real Madrid

Do UOL, em São Paulo

25/05/2015 18h33

Após a demissão de Carlo Ancelotti ser confirmada pelo presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, uma série de especulações sobre o nome do novo treinador do clube começaram a ocorrer.

Durante a entrevista coletiva em que anunciou a demissão do treinador italiano, Pérez declarou que o novo treinador merengue será anunciado na próxima semana. Apesar de não revelar o nome do escolhido, ele apenas indicou que “seria bom ter um treinador que falasse espanhol”. Segundo a imprensa espanhola, três nomes despontam como favoritos para assumir o clube: os espanhóis Rafael Benítez e Unai Emery e o alemão Jurgen Klopp.

Segundo publicações internacionais, Rafael Benítez seria o favorito para assumir o cargo por ser fluente em espanhol e por seu contrato com o Napoli, equipe que treina atualmente, estar chegando ao fim em junho. Especula-se, inclusive, que o treinador esteja apenas esperando uma definição quanto ao futuro do clube italiano, que ainda briga por uma vaga na Liga dos Campeões, para definir seu futuro. A partida decisiva entre Napoli e Lazio será disputada neste final de semana, o que justificaria o anúncio do novo treinador do Real Madrid ser feito apenas na próxima semana, como indicado pelo presidente merengue. Em entrevista ao canal italiano Rai Sport, o empresário do técnico Carlo Ancelotti, que negociou diretamente com a diretoria do Real Madrid a rescisão de contrato do italiano, disse que "está 99% certo que Benítez será o treinador da equipe na próxima temporada".

Já Unai Emery é levado em consideração devido aos seus últimos trabalhos. Atual campeão da Liga Europa e finalista da edição desta temporada do torneio pelo Sevilla, o espanhol é avaliado como uma possibilidade interessante pela Junta Diretiva do Real Madrid. Pesam contra o treinador a pouca experiência, o fato de nunca ter dirigido uma grande equipe do futebol mundial e o péssimo relacionamento com Isco, um dos principais jogadores do elenco merengue.

Apesar de contar com a preferência dos torcedores, que responderam enquete realizada no Santiago Bernabéu no último final de semana, antes do confronto contra o Getafe, o alemão Jurgen Klopp corre por fora na disputa pela vaga.

Após responder em espanhol para jornalistas alemães que questionaram se o treinador estaria estudando o idioma, Klopp fez questão de lembrar que Pep Guardiola também estudou outro idioma antes de assumir o Bayern de Munique. Porém, em entrevista ao diário alemão Bild, Klopp declarou que pretende tirar um ano sabático para descansar e rever alguns conceitos. Mas, fontes próximas ao treinador, ouvidas pelo jornal espanhol Mundo Deportivo, confirmam que o treinador foi sondado por membros do Real Madrid. Ao ser questionado se deixaria o ano sabático de lado para assumir algum clube, Klopp foi evasivo: “Gostaria de seguir trabalhando, mas é difícil”, conclui Klopp.

Confira abaixo o momento em que Klopp brinca sobre estar aprendendo espanhol ao fazer um pedido inusitado.