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Neymar toma à frente de Messi em cartaz nas vendas de nova camisa do Barça

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

26/05/2015 16h23

O Barcelona iniciou à venda da nova camisa do time nesta terça-feira. E a estrela principal do lançamento é Neymar. O brasileiro foi colocado à frente no cartaz de divulgação do uniforme e também na imagem colocada na caixa de embalagem do produto. 

O UOL Esporte foi à maior loja oficial do clube na cidade de Barcelona, situada ao lado do estádio Camp Nou. O espaço dado a Neymar é maior do que qualquer outro jogador, e indica o sucesso das vendas do brasileiro – o Barcelona proíbe funcionários de entrevistas e não expõe os números de vendas.
 
No novo uniforme principal do time a ser usado na temporada 2015/2016 as famosas listras em azul e grená agora são horizontais. Elas já foram utilizadas anteriormente pelas equipes de basquete, rugby e atletismo do Barcelona, mas será a primeira vez que estão nos uniformes do time de futebol. A inspiração são as bandeiras dos torcedores do clube. 
 
Somente o uniforme número 1 do time foi colocado à venda nas lojas do clube. O preço é de 120 euros (cerca de R$ 410). A segunda camisa, que será de cor laranja, estará em circulação em breve.
 
“O Neymar é o ídolo do meu filho. Acho justo ele ter esse espaço todo na loja, pois o apelo com a criança é gigantesco. E isso é uma loja mais de turistas, que aqui estão com família”, analisou o espanhol Javier Martin, um dos compradores da camisa infantil de Neymar ao preço de 70 euros (aproximadamente R$ 240).
 
Na área infantil da loja é que Neymar tem o maior espaço. A camisa 11 é exibida no espaço central. Ao lado dele aparecem as camisas 9 de Suárez e 10 de Messi, 
 
Neymar ainda é destaque na loja em outros produtos. Ele e Messi, por exemplo, são os únicos que têm canecas e flâmulas personalizadas. Bonecos, pôsteres, postais, chaveiros, todos esses produtos também levam a cara do brasileiro.
 
A exploração da imagem de Neymar pelo Barcelona é feita através de um pagamento de 4 milhões de euros (cerca de R$ 12,2 milhões) ao jogador em um contrato de cinco anos – o que equivale a ganho mensal de R$ 200 mil. E, agora, diferentemente dos tempos de Santos, não há comissão sobre a receita como marketing.