Topo

Flamengo cogita Cristóvão e Oswaldo, e pode ter troca com Palmeiras

Oswaldo de Oliveira está cotado para assumir o cargo de técnico do Flamengo - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Oswaldo de Oliveira está cotado para assumir o cargo de técnico do Flamengo Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Rodrigo Mattos e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/05/2015 06h05

Após demitir o técnico Vanderlei Luxemburgo, a diretoria do Flamengo começou a discutir possíveis substitutos: Cristóvão Borges e Oswaldo de Oliveira aparecem como candidatos. São nomes iniciais conversados entre os cartolas.

Ex-técnico do Fluminense, e cotado para o Grêmio, Cristóvão foi o primeiro nome lembrado. Porém, há uma corrente liderada pelo consultor Fernando Gonçalves que defende a contratação de Oswaldo de Oliveira caso seja demitido do Palmeiras. Há a informação de que a diretoria alviverde, ironicamente, procurou referências sobre Cristóvão. Questionado, o presidente do Fla, Eduardo Bandeira de Mello, disse que "nada está definido".

Durante a reunião da diretoria, chegou-se a levantar a possibilidade de buscar um treinador estrangeiro, mas a ideia, em princípio, não empolgou por conta dos problemas de adaptação. Há a certeza de que o Flamengo precisa de um comandante rapidamente.

O cenário de incerteza envolve até o técnico interino. A princípio, o nome para comandar o time no próximo jogo seria Jayme de Almeida, que trabalha como auxiliar. Mas ainda se discutiu a possibilidade de colocar Zé Ricardo, treinador do sub-20, para dirigir a equipe por um tempo.

O debate dos nomes para substituir Luxemburgo não é novo se considerarmos que o treinador vem sofrendo com o desgaste no clube há pelo menos um mês. Passou a ser alvo de severas críticas por conta da falta de padrão de jogo do time, o que levou a péssimos resultados no início do Brasileiro e um jejum de cinco jogos sem vencer desde o Estadual.

Quem decidirá o futuro treinador será o comitê de futebol composto por Bandeira, o vice-presidente de futebol, Alexandre Wrobel, e o vice de finanças, Rodrigo Tostes. Na noite de segunda-feira, Wrobel foi o responsável por comunicar a demissão a Luxemburgo.