Topo

Há dois anos, Neymar chorava em despedida do Santos longe da Vila

Do UOL, em Santos (SP)

26/05/2015 06h00

Há exatamente dois anos, o atacante Neymar se despedia do Santos em um jogo diante do Flamengo no estádio Mané Garrincha, válido pelo Campeonato Brasileiro. A partida terminou com a ausência de gols, mas não faltaram lágrimas naquele dia. O craque entrou em campo visivelmente emocionado com a despedida e chegou a chorar durante a execução do hino nacional.

Na saída para o intervalo da partida, Neymar tentou explicar a lágrima que caiu: "É emoção. Mas é só antes do jogo. Quando a bola rola eu quero vencer, quero jogar".

Já nos momentos que antecederam o início do jogo, o então treinador do Santos, Muricy Ramalho, revelou que o clima no vestiário da equipe era de muita emoção: "No vestiário foi muito duro para todos. Eles [jogadores] não estão aguentando, estão muito emocionados".

Aos 17 anos, Neymar vestiu a camisa do Santos como profissional pela primeira vez. Contra o Oeste, no Campeonato Paulista, o jogador saiu do banco de reserva para a sua grande estreia no Pacaembu. O jogo acabou 2 a 1 para o time da Vila Belmiro.

Uma semana depois de estrear, Neymar fez seu primeiro gol como profissional. Contra o Mogi Mirim, no Campeonato Paulista, o jogador balançou as redes do Pacaembu na vitória do Santos por 3 a 0.

Neymar, contra o Santo André, comemorou sua primeira conquista profissional. No Pacaembu, o atacante ajudou o Santos a levantar a taça do Campeonato Paulista, em 2010.

O momento mais difícil da carreira do craque ocorreu no mesmo. Contra o Atlético-GO, Neymar pediu para bater pênalti que ele havia sofrido, mas foi vetado pelo técnico Dorival Júnior. Por causa disso, o atacante começou a desabafar dentro do gramado e xingou o treinador.  A briga entre os dois acabou com a demissão do treinador.

No ano seguinte, Neymar ajudou o Santos a ser o maior vencedor da América do Sul. Contra o Peñarol, o time da Vila Belmiro, no Pacaembu, venceu por 2 a 1, e garantiu o título da Libertadores após 48 anos.

Neymar ainda conquistou mais dois títulos paulistas pelo Santos, além da Recopa Sul-Americana. O atacante também ganhou o prêmio Puskas, dado ao melhor gol do ano no mundo, após fazer um golaço contra o Flamengo na Vila Belmiro.

O atual craque do Barcelona deixou o Santos há dois anos em uma polêmica transferência. Até hoje ninguém sabe os verdadeiros valores da negociação, que é investigada na Espanha e no Brasil.