Topo

Já imaginou voltar no tempo e viver cada dia do Botafogo campeão em 95?

Ormuzd Alves-17.dez.1995/Folhapress
Imagem: Ormuzd Alves-17.dez.1995/Folhapress

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/05/2015 06h00

Já imaginou voltar 20 anos no tempo e viver cada dia da temporada em que seu clube do coração foi campeão brasileiro? Pois bem, isso é possível para os botafoguenses graças a ideia do jornalista e historiador Thales Coelho Machado. Ele fez um levantamento minucioso e faz postagens curiosas sobra o cotidiano do Alvinegro em 1995.

Tudo isso está no Twitter @obotafogode95, que serve como uma verdadeira máquina do tempo. Por exemplo, nesse exato momento, só que há 20 anos, o Botafogo trava com o Flamengo uma briga nos bastidores para contratar Edmundo, do Palmeiras. O final da história todo mundo já sabe. O Rubro-negro montou o ataque dos sonhos com Sávio, Romário e Edmundo.

“Nessas primeiras semanas essa história do Edmundo foi a que mais chamou atenção, pois os torcedores nem se lembravam. Antes de ir para o Flamengo, o Edmundo negociou com o Botafogo. Isso fez um sucesso absurdo com os torcedores”, disse Thales Machado ao UOL Esporte.

Outra curiosidade é a imprensa dando ampla cobertura à volta de Túlio Maravilha e Sérgio Manoel da seleção brasileira. Esse tipo de notícia é que está fazendo sucesso com os botafoguenses, que revivem a cada dia um dos melhores anos da história do clube de General Severiano.

O perfil já faz sucesso. São quase dois mil seguidores em dez dias de vida. Os torcedores do Botafogo estão em êxtase e participam ativamente. Enviam fotos de cada dia (de 1995, claro), como nascimento de filhos, imagens no estádio, treinos e etc.

“A interação está muito legal com a torcida. Vai do menino que não viveu a época, até o cara que está relembrando. E todos eles entraram no clima. Se empolgam, finge que estão cornetando. Teve a contratação do Gonçalves e alguns reclamaram que ele tinha passado ligado ao Flamengo e que não daria certo [risos]”, afirmou o jornalista.

O projeto é maior que o Twitter e deverá ser ampliado quando começar o Campeonato Brasileiro da época. O Botafogo de 1995 terá também Instagram e Facebook. Um objetivo mais audacioso é transformar todo o conteúdo em um livro. E tudo isso, na verdade, foi uma adaptação de um perfil que fez algo parecido com o Golpe Militar de 1964.

“Eu tenho a ideia de fazer um livro do título do Botafogo de 1995 e tive que pesquisar bastante. A ideia surgiu de um Twitter que acompanhou ‘ao vivo’ o golpe militar de 1964. Pensei em reviver o título de 95. Com a ideia de colocar no Twitter, tive que aprofundar mais os assuntos”, explica Thales.