Topo

Rafa Benítez será o novo técnico do Real Madrid, dizem jornais espanhóis

GIUSEPPE CACACE / AFP
Imagem: GIUSEPPE CACACE / AFP

Do UOL, em São Paulo

26/05/2015 19h12

Rafa Benítez será o substituto de Carlo Ancelotti como técnico do Real Madrid. O espanhol que atualmente comanda o Napoli está acertado com o clube merengue e deve ser o nome oficializado pelo presidente Florentino Pérez na próxima semana, segundo informam os principais jornais da Espanha.

Todas as notícias ganharam corpo após o Napoli anunciar em sua página oficial que o presidente Aurelio Di Laurentis irá conceder uma coletiva ao lado de Rafa Benítez na próxima quinta-feira. Assim, o Marca estampa em uma versão online: "Benítez anuncia seu adeus ao Napoli na quinta-feira (28)".

O As complementa dizendo que Benítez e Di Laurentis se reuniram nesta terça-feira (26) e o treinador anunciou que irá deixar a equipe para realizar o sonho de comandar o Real Madrid. O mandatário do clube italiano, contudo, ainda não confirma a transferência para o time madridista.

O Sport, da Catalunha, vai além e diz que apenas alguns detalhes do contrato separam Benítez do Real e que isto só não aconteceu porque o treinador ainda está envolvido com a rotina do Napoli - que ainda vai disputar a última rodada do Campeonato Italiano.

Já o Mundo Deportivo já crava que o contrato de Rafa Benítez com o Real Madrid será válido por duas temporadas e que a transferência seria o encerramento de um ciclo, uma vez que o treinador começou sua carreira nas categorias de base do clube.

Rafael Benítez Maudes tem 55 anos, depois de deixar a base do Real começou sua carreira profissional no Valladolid. Depois, passou por Osasuna, Extremadura e Tenerife antes de chegar ao Valencia, onde foi bicampeão espanhol, em 2002 e 2004. A boa passagem o credenciou para ir ao Liverpool, onde conquistou a Liga dos Campeões em 2005, mesmo ano em que perdeu para o São Paulo no Mundial de Clubes.

Desde então, a carreira de Benítez oscila. O espanhol deixou o Liverpool em 2010 sob a sina de nunca chegar com chances de disputar o título do Campeonato Inglês. Foi para a Inter de Milão com a dura missão de substituir José Mourinho, então campeão de tudo com o time italiano. Durou cerca de seis meses e acabou substituído pouco depois de vencer o Mazembe no Mundial de Clubes.

Após um período longe do mercado, acertou com o Chelsea para substituir Roberto Di Matteo (então campeão da Liga dos Campeões). Sua missão era fazer o atacante Fernando Torres corresponder ao caminhão de dinheiro investido para tirá-lo do Liverpool.

O camisa 9 seguiu oscilando, Benítez perdeu para o Corinthians no Mundial de Clubes e deixou o Chelsea mesmo com a conquista da Liga Europa de 2013.

No Napoli desde então, o treinador colocou a equipe no topo do Campeonato Italiano, mas sem incomodar tanto a Juventus na luta pelo título. Do Real, ele pediu as contratações do zagueiro Albiol, do meia Callejón e do atacante Higuaín, jogadores que se tornaram pilares importantes no esquema 4-2-3-1 do espanhol em Nápoles.