Topo

Assédio e tensão: noite em Zurique termina com Del Nero saindo pelos fundos

Daniel Marenco/Fohapress
Imagem: Daniel Marenco/Fohapress

João Henrique Marques

Do UOL, em Zurique (Suíça)

27/05/2015 19h09

A noite desta quarta-feira em Zurique está marcada pela omissão do paradeiro dos dirigentes detidos pela polícia local e o silêncio dos demais cartola da Fifa. O hotel em que estão hospedados teve segurança reforçada e dezenas de jornalistas cercam a região à espera de opiniões sobre o caso de corrupção.

O UOL Esporte acompanhou no início da noite o congresso da Conmebol ao lado de fora do hotel em que foi realizado e notou a preocupação dos dirigentes em evitar a imprensa. A manobra da cartonagem foi a de sair pelo estacionamento subterrâneo, sem contato com jornalistas. O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero estava presente.

O congresso da Conmebol foi realizado no mesmo local e hora do encontro da Confederação Asiática. Por lá esteve presente o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, candidato da oposição na eleição presidencial da FIFA a ser realizada nesta sexta-feira em Zurique. Ele respondeu perguntas dos jornalistas apenas com acenos.

Marco Polo Del Nero está hospedado no mesmo hotel em que foi detido José Maria Marin na manhã desta quarta-feira. Ele retornou ao local usando a segurança para escolta no carro e sem contato com jornalistas.

A imprensa está impedida de circular no hotel. Do lado de fora, não há mais registros de circulação de cartolas.

O questionamento principal da mídia internacional é o paradeiro dos dirigentes detidos pela polícia da Suíça. O paradeiro é sigilo e o costume da entidade é só trabalhar com a divulgação de três a cinco dias depois do acontecido.