Topo

Eduardo Cunha diz que CPI mista pode investigar irregularidades na CBF

Do UOL, em São Paulo

27/05/2015 23h16

A operação do departamento de Justiça dos Estados Unidos que gerou a prisão de oito dirigentes da Fifa pode ter repercussões também entre os políticos brasileiros. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, afirmou nesta quarta-feira (27) que é possível que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista – composta por deputados e senadores – seja constituída para investigar eventuais irregularidades na CBF. A operação norte-americana envolve supostos esquemas de corrupção em contratos da CBF, e o ex-presidente da CBF José Maria Marin está entre os detidos na Suíça por policiais.

Já houve a tentativa de instalar uma CPI no Senado, mas ela não foi bem sucedida. Na Câmara, há uma fila de pedidos que deve ser respeitada, mas Cunha afirma que uma CPI composta por senadores e deputados não está descartada. “Tem sempre o mecanismo da CPI mista. Se tiver o número de um terço de assinaturas da Câmara e do Senado, pode ser instalada e é automática. Se for na Câmara, você tem a fila, é inevitável, não há como fugir da fila”.

“Eu não tenho os detalhes [da prisão dos dirigentes da Fifa]. Tomei conhecimento por alto. Mas se houver o mesmo ambiente na Câmara e no Senado, que se construa a CPI mista. É o mais provável”, observou Cunha.