Topo

Em nota oficial, Conmebol diz repudiar corrupção e se compromete a ajudar

Do UOL, em São Paulo

27/05/2015 14h37

Uma das protagonistas do escândalo que assolou o mundo do futebol nesta quarta, a Conmebol adotou uma postura protocolar no seu primeiro comunicado oficial. Em nota publicada em seu site, a entidade disse repudiar atos de corrupção e se colocou à disposição das autoridades responsáveis pela investigação.

O texto segue o protocolo já adotado por Fifa e CBF, por exemplo, em seus pronunciamentos. A Conmebol está no centro da polêmica e é apontada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos como um dos pólos de corrupção do futebol. Dos 14 cartolas indiciados nesta quarta, quatro têm ligação direta com a entidade, sendo dois deles ex-presidentes (Nicolás Leoz e Eugenio Figueiredo). 

Leia a nota completa da Conmebol:

“Diante dos graves acontecimentos ocorridos na cidade de Zurique no dia de hoje, que relacionam pessoas físicas, representantes ou integrantes dos membros da Fifa, Conmebol e Conmebol, o Comitê Executivo e os delegados das associações que compõem a Conmebol, em sessão plenária e por unanimidade resolvem comunicar o seguinte à opinião pública:

Um: Repudiar todo ato de corrupção e apoiar irrestritamente as investigações iniciadas e as que se iniciarem na Fifa, Conmebol, Concacaf e outras organizações de futebol a respeito de supostos atos irregulares, comprometendo-se em colaborar aberta e enfaticamente com as ditas investigações.

Dois: Respeitar, em qualquer circunstância de julgamento, a declaração de inocência ou culpa das pessoas envolvidas.

Três: Prezar pela vigência da verdade, a ética e a transparência das atividades da Fifa, Conmebol e associações integrantes”