Topo

Ministro minimiza suspeitas sobre Copa-2014, mas defende investigação

Ministro do Esporte George Hilton defendeu investigações sobre a Copa de 2014 - Reprodução/Facebook
Ministro do Esporte George Hilton defendeu investigações sobre a Copa de 2014 Imagem: Reprodução/Facebook

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/05/2015 14h34

O ministro do Esporte, George Hilton, minimizou nesta quarta-feira (27) as suspeitas sobre a organização da Copa do Mundo de 2014 levantadas nesta manhã, após a prisão do ex-presidente do COL (Comitê Organizador Local) do torneio, José Maria Marin, na Suíça. Marin foi detido com outros seis cartolas num hotel em Zurique acusado de fazer parte de um esquema de corrupção no futebol. Hilton defendeu as investigações sobre o caso, mas disse não haver qualquer indício de desmandos no Mundial do Brasil.

"Não há indícios nenhum quanto a Copa do Mundo do Brasil. É precipitado falar qualquer coisa a esse respeito", disse Hilton, questionado sobre as declarações de autoridades dos Estados Unidos, que informaram que vão investigar a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014.

Essa investigação ocorrerá junto com outras apurações sobre pagamentos de propinas a dirigentes do futebol em negociações sobre direitos de transmissão de torneios e em eleições para presidência da Fifa. Provas já coletadas é que levaram as prisões de cartolas na Suíça.

O ministro Hilton disse que o governo apoia as investigações e pretende acompanhá-las de perto. "O governo vai acompanhar todas as investigações. O governo tem todo interesse que tudo seja esclarecido e os eventuais culpados sejam punidos."

Hilton disse que tudo que envolve o futebol interessa ao povo brasileiro. Descartou ainda a participação de qualquer integrante do ministério em esquemas de corrupção na Fifa.  "Não há essa preocupação. O governo age dentro de critérios rigorosos."