Topo

Opositores pedem saída de Blatter e ONG quer suspender eleição na Fifa

Blatter é candidato favorito na eleição para presidente da Fifa marcada para 6ª - Fabrice Coffrini/AFP
Blatter é candidato favorito na eleição para presidente da Fifa marcada para 6ª Imagem: Fabrice Coffrini/AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/05/2015 13h17

O estouro de um novo escândalo de corrupção na Fifa nesta quarta-feira (27) pode comprometer a manutenção de Joseph Blatter na presidência da entidade. Apesar de Blatter não ter sido diretamente citado nas investigações que resultaram na prisão de cartolas na Suíça (entre eles, o ex-presidente da CBF José Maria Marin), opositores querem ele saia do comando da entidade máxima do futebol. Um ONG internacional defende ainda a suspensão da eleição da Fifa.

A ONG é a Transparência Internacional, presente em mais de cem países. Nesta manhã, horas depois de uma operação policial prender sete cartolas em um hotel reservado a membros da Fifa em Zurique, a entidade publicou um comunicado recomendando a suspensão das votações. “Blatter deve encerrar seus trabalhos e a eleição da Fifa deve ser suspensa”, declarou. “Essa eleição não é confiável.”

A eleição está marcada para sexta-feira. A Fifa já anunciou que ela não será adiada. Blatter é candidato à reeleição. Ele concorrerá contra o príncipe da Jordânia, Ali bin al-Hussein, atual vice-presidente. O ex-jogador Luis Figo chegou a ser candidato à presidência. Desistiu de sua candidatura alegando que a disputa pelo comando da Fifa não era justa.

Al-Hussein pronunciou-se nesta manhã, em redes sociais, sobre o escândalo na Fifa. Ele disse que a entidade precisa mudar. “Não podemos continuar com essa crise na Fifa, a qual existe há tempos e não tem a ver só com os eventos de hoje.”

O presidente da Federação Inglesa de Futebol, Greg Dyke, afirmou que as acusações contra membros da Fifa são sérias. Ele também questionou a realização de eleições na entidade neste momento. “Há que se perguntar se é possível realizar uma eleição neste momento.”

A posição da federação foi apoiada pelo ministro do Esporte inglês, Tracey Crouch, e do parlamentar britânico Damian Collins. Collins, aliás, disse que Blatter é o homem mais sem caráter do mundo dos esportes.