Topo

Gol épico de Pet pelo Flamengo contra o Vasco completa 14 anos

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/05/2015 06h00

Épico e eternamente na memória dos torcedores do Flamengo. A frase anterior talvez nem represente o tamanho do gol marcado por Petkovic, em 2001, quando o Rubro-negro venceu o Vasco no segundo jogo da final do Campeonato Carioca e faturou mais um título em cima do rival. Neste 27 de maio, o lance completa 14 anos de vida e de muita comemoração.

A história começou uma semana antes, no dia 20 de maio, quando o Flamengo saiu de campo derrotado pelo Vasco na primeira final do Campeonato Carioca. Petkovic já havia entrado em ação nesse duelo e abriu o placar, mas viu Viola e Juninho Paulista marcarem e deixarem o Cruzmaltino com vantagem considerável.

Na finalíssima, o Flamengo precisava vencer por dois gols de diferença para levar a taça. Tudo começou muito bem quando Edílson abriu o placar. Juninho Paulista respondeu e deixou tudo empatado no fim do primeiro tempo. O "capetinha" voltou a deixar o Rubro-negro em vantagem, mas faltava um gol para evitar o título cruzmaltino.

Confiante, a torcida do Vasco já comemorava nas arquibancadas. Afinal, o relógio marcava 43min do segundo tempo. E foi justamente neste momento que tudo mudou. Edílson sofreu falta na intermediária, em uma distância nem tão próxima do gol de Hélton. Petkovic ajeitou a companheira de profissão com carinho, deu três passos para trás e respirou fundo.

A batida foi perfeita. A curva, saindo do gol, tirou Hélton do lance. Por mais que se esticasse, a defesa não seria possível. Não foi. A bola, predestinada, ainda entrou rente trave e travessão: no ângulo. Desde então, já se passaram 14 anos e alguns títulos. Mas o gol de Pet terá para sempre um lugar reservado no coração do Rubro-negro.