Topo

Agente detona Santos e diz que Damião não recebe há mais de 10 meses

Damião tenta romper contrato com o Santos na Justiça, mas clube já sonha com venda - Fernando Llano / AP
Damião tenta romper contrato com o Santos na Justiça, mas clube já sonha com venda Imagem: Fernando Llano / AP

Jeremias Wernek e Samir Carvalho

Do UOL, em Porto Alegre e Santos

28/05/2015 19h41

A relação entre Santos e Leandro Damião não existe mais fora dos contratos. Ao mesmo tempo em que está emprestado ao Cruzeiro, o centroavante briga na Justiça para rescindir o vínculo com o time paulista e agora o tom do estafe do jogador aumentou. Vinicius Prates, empresário do camisa nove, afirma que a dívida do clube alvinegro com o atleta é de 10 meses de direito de imagem e simplesmente descarta qualquer acordo fora dos tribunais.

A gota d’água foi a revelação feita pelo UOL Esporte do plano do Santos: vender Damião na próxima janela de transferência – até mesmo pela metade do valor pago ao Internacional, com ajuda do grupo Doyen Sports, no começo de 2014.

“Antes do Santos querer vender o Damião tem que pagar as dívidas dele. Eu me negaria ouvir oferta do Santos antes deles cumprirem com o que foi acordado em contrato. É muito bonito falarem que fizeram empréstimo para quitar (as dívidas) com os jogadores e não quitarem nada com o meu cliente. O Leandro não recebe do Santos há mais de 10 meses, ele não viu a cor do dinheiro que o Santos tem que pagar. Não consigo entender o descaso do presidente do Santos. Ele nunca me ligou para falar nada, não consigo entender. Mas a briga é boa é vou até o fim. Nós esgotamos o processo de negociação com o Santos pelo descaso do presidente e vamos até o final”, disse Prates.

Em janeiro, o centroavante que ganhou destaque pelo Inter e chegou até a seleção brasileira foi emprestado pelo Santos ao Cruzeiro. Quase simultaneamente, entrou com pedido de liminar e também mandado de segurança em busca da rescisão por atraso nos direitos de imagem, FGTS e 13º - seguindo os passos de nomes como Aranha, Eugenio Mena e Arouca. As solicitações na Justiça foram indeferidas e o caso foi parar o Tribunal Regional do Trabalho, com nova sentença a ser divulgada nos próximos dias. De acordo com Vinicius Prates, a dívida neste período só aumentou e não houve nenhum contato para renegociação.

“O Santos está jogando tudo para debaixo do tapete. Eu não conheço o presidente, mas ele não me procurou em nenhum momento. Não vejo argumento levar essa causa adiante, não vejo. O Santos não comprovou pagamento, não existe pagamento. Botaram um salário na imprensa e ele não recebe. Ele não vê a cor do dinheiro. Não é direito meu ficar livre se um clube não paga? Como vou ficar em um lugar onde não paga?”, questiona o agente.

Leandro Damião está emprestado ao Cruzeiro até dezembro e o clube de Belo Horizonte paga mais da metade de seus salários. A parte que cabe ao Santos continua em aberto e a sentença no TRT é aguardada para abrir um novo capítulo no caso.