Topo

Emoção e agradecimento: Osorio dá adeus ao Atlético Nacional como ídolo

Torcedores do Atlético Nacional deram adeus ao treinador Juan Carlos Osorio - Atlético Nacional/Divulgação
Torcedores do Atlético Nacional deram adeus ao treinador Juan Carlos Osorio Imagem: Atlético Nacional/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/05/2015 13h21

O técnico Juan Carlos Osorio deu adeus aos torcedores do Atlético Nacional na manhã desta quinta-feira, no estádio Atanasio Girardot, em Medellín. A despedida foi marcada por uma grande concentração de público no local e pela emoção do novo treinador do São Paulo, tratado como ídolo pela torcida do time colombiano.

O treinador chegou a ir às lágrimas e disse que é difícil se despedir do time que comanda há pouco mais de três anos. O sentimento passa também, segundo ele, pela adaptação da família à cidade colombiana. Durante a negociação com o São Paulo, torcedores do Atlético Nacional chegaram a fazer uma campanha pela permanência do técnico.

Osorio, porém, ressaltou que deixa um grande clube para entrar em um grande projeto no São Paulo."Treinar o São Paulo é uma oportunidade que não vai voltar. E por isso a agarrei com as duas mãos", afirmou.

O colombiano de 53 anos chegou ao Atlético nacional em maio de 2012. No total, comandou o time em 237 partidas, com 126 vitórias, 59 empates e 52 derrotas. No período, conquistou seis títulos. Além disso, levou a equipe à final da Copa Sul-Americana no ano passado.
 
O treinador é conhecido pelo perfil estudioso. Ele tem três diplomas de futebol: de treinador pela Associação Inglesa de Futebol, de gestão técnica pela Associação Holandesa de Futebol e pós-graduação em ciência do futebol pela Universidade de Liverpool. 
 
Acumula também cinco anos como assistente técnico no Manchester City, da Inglaterra, entre 2001 e 2006, e trabalhos como treinador nos Estados Unidos antes de chegar ao Once Caldas e, depois, ao Atlético Nacional. Tudo isso depois de ter sido jogador de futebol profissional.
 
Osorio deve desembarcar em São Paulo nesta sexta-feira. A tendência é que o treinador seja apresentado ao elenco são-paulino no sábado. Ainda não está confirmado se ele irá acompanhar o grupo na viagem a Porto Alegre, onde o time paulista enfrenta o Inter no domingo. O treinador colombiano deve ser apresentado oficialmente na próxima segunda-feira.