Topo

Merece uma chance? Atacante que volta ao Grêmio não marca há mais de um ano

Fernandinho volta ao Grêmio após empréstimo ao Hellas Verona, da Itália - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Fernandinho volta ao Grêmio após empréstimo ao Hellas Verona, da Itália Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/05/2015 06h00

O presidente do Grêmio evitou bater o martelo porque depende da opção de compra do Hellas Verona, mas deixou claro na quarta-feira que pretende o retorno do atacante Fernandinho ao grupo. Aos 29 anos, o ex-jogador de São Paulo e Atlético-MG tem vínculo com o Grêmio até dezembro de 2017 e será reintegrado. Mas, será que ele merece tal oportunidade? Os números recentes afastam qualquer ponta de otimismo. Ele não marca há mais de um ano e disputou menos de 20 jogos desde o ano passado. 

Contratado pelo Grêmio em julho de 2014, Fernandinho jamais fez um gol sequer vestindo azul, branco e preto. Jogou 13 partidas no total, começou apenas três como titular. Somou meros 420 minutos em campo. Tempo inferior a cinco jogos inteiros. 
 
Mas sua ausência muito ocorreu por conta do técnico Luiz Felipe Scolari. Contratado por indicação do antecessor, Enderson Moreira, o atacante jamais esteve nos planos de Felipão. Sobrou do time e muitas vezes até do banco. Foi afastado e liberado para empréstimo no início deste ano. 
 
No Hellas Verona, da Itália, seguiu rotina de pouco aproveitamento. Disputou apenas seis jogos, um como titular, não marcou novamente e completou 149 minutos de jogo. Tempo que não completa dois jogos inteiros. Neste domingo ele completa sua passagem pelo clube italiano na última rodada do campeonato nacional diante da Juventus. O Hellas ocupa a 13ª posição na tabela e não tem qualquer ameaça de rebaixamento ou mesmo chance de almejar vaga nas competições continentais. 
 
Gol ele não vê desde 27 de abril de 2014, quando aos 39 minutos do segundo tempo ele, ainda defendendo o Atlético-MG, diminuiu a diferença exatamente do Grêmio, na Arena. O placar terminou 2 a 1 para os gaúchos. Ou seja, um ano e um mês sem balançar a rede rival. 
 
O técnico Roger Machado aprova a chegada. Espera conseguir um nome experiente para formar a linha de frente gremista e dar suporte aos mais jovens. Se depender dele, o jogador será aproveitado assim que regressar, no começo de julho.
 
A única pendência é uma cláusula no contrato de empréstimo que prevê compra se os italianos assim entenderem. Mas pelo pouco aproveitamento atual é difícil acreditar que ele siga por lá. 
 
Fernandinho é considerado 'reforço' para o segundo semestre gremista. Além dele, outros três jogadores estão na mira. Com nomes mantidos em sigilo, um lateral direito, um meia e um centroavante serão contratados. O primeiro nome é Lucas Ramon, do Londrina. O lateral de 21 anos está na mira da direção gaúcha há bastante tempo.