Topo

Ministro da Justiça pede, e PF investigará corrução no futebol brasileiro

Daniel Brito

Do UOL, em Brasília

28/05/2015 18h54

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitou a abertura de inquérito para investigar se foi praticado no Brasil crime relacionado ao suposto esquema de corrupção envolvendo dirigentes de futebol. O processo tramitará na Superintendência da PF no Rio de Janeiro.

A decisão foi comunicada ao gabinete do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. Cardozo e o procurador-geral vão se reunir nos próximos dias para acertar detalhes sobre o assunto.

"Recebemos uma solicitação de cooperação internacional dos Estados Unidos a qual não posso falar do conteúdo porque está submetido a sigilo. O Brasil tem a firme posição, por meio do Ministério da Justiça, de colaborar naquilo que for necessário com as autoridades policiais dos Estados Unidos ou de quaisquer outros países que por ventura queiram investigar esses fatos", afirmou Cardozo, em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (28).

A PF já fez uma busca e apreensão na sede da empresa Klefer, do ex-presidente do Flamengo Kléber Leite, que é um dos investigados pelo Departamento de Justiça Americano. Inicialmente, a PGR informara que a colaboração com os norte-americanos, se ocorresse, seria em sigilo.

Há uma urgência e interesse do governo, no entanto, em intensificar investigações sobre a CBF. Até porque o governo tem um plano de reformulação do futebol por meio de medida provisória editada pela presidente da República, Dilma Roussef,  que sofre resistência da própria confederação.