Topo

Não foi só o árbitro: Dudu terá que cumprir pena por agressão à mulher

Juliana Alencar

Do UOL, em São Paulo

28/05/2015 11h25

Suspenso por seis meses após agredir o árbitro Guilherme Ceretta de Lima na final do Paulistão deste ano, Dudu também terá que cumprir pena por um caso de agressão fora dos campos. Desde 2013, o atacante do Palmeiras respondia na Justiça goiana um processo por lesão corporal leve por ter agredido a mãe de seus dois filhos durante uma  briga doméstica. Agora, terá que cumprir 15 horas de serviços comunitários.  

A decisão foi publicada no último dia 14 de abril pelo juiz Altair Guerra da Costa e encaminhada no último dia 25 para avaliação do Ministério Público, que pode recorrer. A pena para crimes de lesão corporal leve varia de 3 meses a 1 ano de detenção. No entanto, a defesa conseguiu convencer o magistrado a convertê-la para uma punição mais branda. O atleta aguarda a definição de onde vai cumprir a pena: em Goiânia, onde o crime ocorreu, ou em São Paulo, atual domicílio do jogador. 

Procurado, o advogado de Dudu, Dimas Fischer Johnston, afirmou que não foi autorizado pelo staff dele a comentar o caso. A assessoria de imprensa do jogador também não se manifestou até o fechamento desta nota.  

O episódio ocorreu em 30 de janeiro de 2013. Em férias no país - na época ele defendia o Dínamo de Kiev, da Ucrânia - , Eduardo Pereira Rodrigues, hoje com 23 anos, teria agredido a mulher, Malu Ohana Neves Rodrigues, também de 23,  durante uma discussão no apartamento da família, na capital goiana. Malu tinha recém-dado à luz o segundo filho do casal.  

Segundo o que foi relatado no boletim de ocorrência registrado pela jovem na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Dema), Dudu lhe deu socos e puxões de cabelo. A mãe da agredida também teria sido atacada ao tentar defendê-la. Preso em flagrante, Dudu pagou fiança de R$ 12 mil e foi solto. 

Apesar do processo por agressão, Dudu e a mulher mantêm o relacionamento conjugal. Os dois vivem juntos em São Paulo, com os filhos, numa relação aparentemente harmoniosa. Na decisão judicial, segundo apurou o UOL Esporte, contou a favor do jogador a declaração posterior da mulher, em juízo, de que ele é um bom pai e marido. Como crime de lesão corporal contra a mulher se trata de uma ação penal pública incondicional, no entanto, ela não pôde retirar a acusação contra marido.  

Malu usa as redes sociais para declarar o seu amor pelo craque. Há duas semanas, publicou no Instagram uma foto dele com o filho do casal com a seguinte legenda: "Tem amor que nasceu pra durar uma vida inteira, tipo o meu por você. Te amo". 

No campo esportivo, a defesa de Dudu tenta reverter, no TJD, a decisão  que o suspendeu por 180 dias. O Palmeiras conseguiu um efeito suspensivo da pena até o julgamento do recurso, mas ele só passa a valer a partir de 3 de junho. Enquanto isso,  jogador continua desfalcando o clube nos jogos pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa do Brasil.