Topo

Platini pede abdicação, mas Blatter se recusa a deixar a presidência

Presidentes da Uefa e da Fifa se reuniram e conversaram sobre o escândalo - AP
Presidentes da Uefa e da Fifa se reuniram e conversaram sobre o escândalo Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

28/05/2015 09h49

Um dos principais opositores de Joseph Blatter, o presidente da Uefa Michel Platini pediu ao mandatário da Fifa que abdicasse do cargo por causa do escândalo que acabou na prisão de sete cartolas, interpelados pelo FBI em Zurique (Suíça), onde estavam para o congresso anual da Fifa.

Segundo afirma a BBC, os dois se encontraram após o estouro do escândalo e Platini fez o pedido de renúncia ao suíço, que foi contrário à ideia. O atual presidente da Fifa é inclusive candidato a um quinto mandato, concorrendo com o príncipe de Jordânia Ali bin al-Hussein na eleição desta sexta-feira.

Várias figuras influentes esperam que a eleição seja adiada depois da prisão dos sete cartolas ligados à Fifa. Contudo, há aqueles como Greg Dyke, presidente da Federação Inglesa, que acreditam que a votação tem que seguir em frente, apostando que assim o príncipe jordaniano possa derrotar Blatter.

Nesta quinta-feira, a Uefa decidiu que não vai boicotar a eleição, depois de ter feito tal ameaça no dia anterior.

Os membros da Caf (Confederação Africana) reiteraram seu apoio a Blatter, que também conta com os votos dos asiáticos, embora o presidente da federação Australiana, que faz parte da Ásia na Fifa, declarou que irá votar em Ali bin al-Hussein.