Topo

Uefa cogita tirar times europeus da Copa do Mundo se Blatter vencer eleição

João Henrique Marques *

Do UOL, em Zurique (Suíça)

28/05/2015 09h35

* Nota atualizada às 10h46

A Uefa abriu guerra contra Joseph Blatter, que tenta se reeleger à presidência da Fifa. A entidade que controla o futebol da Europa pede para que Blatter desista das eleições de sexta-feira e deixou um aviso: as seleções europeias podem até boicotar as próximas Copas do Mundo se for confirmada a reeleição.

A Uefa tem como candidato à eleição o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, de 39 anos.

“Está aberta a opção. Depois da eleição, caso o Blatter seja eleito, vamos nos reunir em Berlim (dia 6 final da Liga dos Campeões) e conversar. Estamos abertos a tudo”, avisou o presidente da Uefa, Michel Platini.

"Ele [Ali] pode fazer coisas boas e não precisa de dinheiro".

Após cogitar boicote ao pleito, a Uefa decidiu nesta quinta-feira que participará das eleições presidenciais da Fifa. 

Desafeto de Blatter, Michel Platini foi direto em seu discurso contra o presidente da Fifa. Platini pediu para Blatter renunciar ao posto de candidato à Fifa.

"Eu disse a ele [Blatter] que precisava falar cara a cara. Ele me respondeu que teria que ser na frente de todos. Eu pedi então para ele se demitir, deixar o comando porque a Fifa está passando por uma imagem terrível", disse Platini, em conferência com a imprensa.

"Temos o mesmo presidente desde 98. Isso não é cabível. Precisa acabar. Se vamos apoiar em massa o Ali é porque confiamos na vitória, sim. Não faço contas, mas há chance", acrescentou.

A expectativa é que a Uefa consiga mais de 100 votos para o príncipe da Jordânia. 

“Tivemos nesta quinta grande discussão sobre a eleição presidencial. Digo que é uma boa discussão porque a maioria dos associados da Uefa vai votar no príncipe, votando na renovação, na transparência da Fifa”, disse Michel Platini.

Por conta do período turbulento que a Fifa enfrenta após a prisão de dirigentes, a Uefa entendia que o ideal era que a eleição presidencial fosse remarcada para o fim do ano. Mas a Uefa desistiu.

O receio é de que o pleito esteja comprometido por conta das diversas falcatruas descobertas em outras eleições da Fifa, como as escolhas das sedes da Copa do Mundo de 2018 na Rússia e 2022 no Qatar.

A eleição da Fifa tem 209 membros com direito a voto, representando todas as confederações afiliadas. Joseph Blatter, no cargo desde 1998, tem como único oponente o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein. A Uefa tem direito a pouco mais de 50 votos.

Ali é atualmente vice-presidente da Fifa e membro do comitê executivo da Confederação Asiática de Futebol (AFC). Comanda também a Federação Jordaniana de Futebol e ocupa outros cargos de responsabilidade no esporte.

Trechos da entrevista com Platini:

Por que acreditar no Príncipe Ali?

“O Ali é novo (39 anos), é ambicioso e por isso daremos nosso suporte a ele. Ele pode fazer coisas boas e não precisa de dinheiro”.

Você acredita na derrota de Blatter?

“Sim. Eu diria que não acreditava antes de tudo o que aconteceu ontem [quarta]. Eu acho que haverá muitas mudanças depois do que ocorreu”.

Por que você pediu para o Blatter largar a Fifa?

“Eu já falei que tenho carinho pelo Blatter. Temos uma relação de muito tempo. Eu acho que é uma qualidade de um amigo poder falar o que sinto”.