Topo

Uefa se reúne em Zurique para tentar anular eleição da Fifa

João Henrique Marques

Do UOL, em Zurique (Suíça)

28/05/2015 08h37

Representantes da Uefa iniciaram congresso na manhã desta quinta-feira (início da manhã no Brasil), em Zurique, em meio a um dos maiores escândalos do esporte de todos os tempos. A entidade que controla o futebol da Europa quer impedir a eleição presidencial da Fifa, marcada para a sexta-feira.

A maior voz contrária ao pleito já foi escancarada: é a da Uefa. Presidente da entidade, Michel Platini é considerado o maior opositor de Joseph Blatter, que tenta a reeleição na Fifa. A entidade europeia só vê condições da eleição acontecer daqui a seis meses.

O receio é de que o pleito esteja comprometido por conta das diversas falcatruas descobertas em outras eleições da Fifa, como as escolhas das sedes da Copa do Mundo de 2018 na Rússia e 2022 no Qatar.

Mais de 200 jornalistas de todo o mundo fazem plantão na porta do hotel Kameha, em Zurique, onde ocorre o Congresso da Uefa.

A eleição da Fifa tem 209 membros com direito a voto, representando todas as confederações afiliadas. Joseph Blatter, no cargo desde 1998, tem como único oponente o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein. A Uefa tem direito a 53 votos.

Ali é atualmente vice-presidente da Fifa e membro do comitê executivo da Confederação Asiática de Futebol (AFC). Comanda também a Federação Jordaniana de Futebol e ocupa outros cargos de responsabilidade no esporte.