Topo

Advogada diz que o FBI não vai "jogar" com a Fifa

Do UOL, em São Paulo

29/05/2015 20h02

Pouco tempo depois de o suíço Joseph Blatter ser eleito pela quinta vez consecutiva presidente da Fifa, a advogada do FBI Lisa Osofsky afirmou que a agência não vai "jogar" com a entidade máxima do futebol e que há fortes evidências contra os 14 dirigentes do alto escalão do esporte que foram indiciados na última quarta-feira (29).

“O que sabemos é que nesse esquema há diversos co-conspiradores (menção feitas a envolvidos que ainda não tiveram seus nomes revelados). Esse caso é sobre mentira, trapaça e roubo. Estamos falando de conspiração, de pessoas que colocaram suas mãos em coisas que não lhe pertenciam”, afirmou em entrevista à rádio “5 live”, da “BBC”.

Questionada se o FBI pretende chegar até o principal nome do esquema de corrupção, Lisa afirmou que o caminho seguido pela agência é “pegar os menores antes de trabalhar com o Ministério Público para pegar o principal”.

Na última quarta-feira, autoridades suíças, em ação conjunta com o FBI, prenderam sete dirigentes do alto escalão do futebol mundial, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marín. Além deles, mais sete foram indiciados e um já se entregou para a polícia.

Os presos na Suíça aguardam o processo de extradição para os Estados Unidos e correm o risco de pegar até 20 anos de prisão.