Topo

Câmara também consegue adesões, e CPI do Futebol deve ser mista

Daniel Brito

Do UOL, em Brasília

29/05/2015 18h15

A devassa que o Congresso Nacional pretende fazer nas contas do futebol brasileiro deve aumentar. No final da tarde desta sexta-feira, 29, foi a vez de a Câmara dos Deputados receber o requerimento para mais um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Com 181 adesões, o deputado João Derly (PC do B-RS) requereu a criação da comissão.

Ainda nesta sexta-feira, o Diário do Senado publicou  a confirmação da criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da CBF, pedida pelo senador Romário (PSB-RJ). Com isso, cria-se a possibilidade de se tornar uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI), com senadores e deputados, em um esforço conjunto das duas casas parlamentares.

Isso evitaria o conflito que existiu em 2001, quando a Câmara criou a CPI da Nike, para investigar o contrato da fornecedora de material esportivo com a CBF, e o Senado criou a CPI do Futebol, para investigar as irregularidades cometidas pelos clubes. Esta divisão acabou enfraquecendo a comissão dos deputados, que terminou sem ter terminado, ou seja, sem a publicação de um relatório final.

Eram necessárias, pelo menos, 171 assinaturas de deputados para que Derly protocolasse o pedido da CPI. A Câmara dos Deputados conta com 513 parlamentares. Será preciso a leitura do requerimento em plenário para a confirmação do pedido. A próxima sessão será na tarde desta segunda-feira, 1º de junho.

A atual CPI do Futebol só ganhou força nesta sexta-feira. Mais cedo, foi anunciada a adesão da a adesão da Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF), Ministério da Justiça (MJ) e Casa Civil da Presidência da República.

Assim, haverá uma investigação em conjunto entre todos os órgãos na apuração de possíveis irregularidades em contratos feitos pela CBF para a Copa das Confederações-2013 e a Copa do Mundo-2014. PF e Ministério Público já estão em ação, em um acordo de cooperação com a Justiça dos Estados Unidos, que iniciou processo que desencadeou a prisão de oito dirigentes de futebol de diversos países, entre os quais José Maria Marín, ex-presidente da CBF.

Todos os envolvidos na investigação em território nacional compartilharão informações e realizarão esforços em conjunto. Na próxima segunda-feira (2), o senador Romário se reúne com o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot para tratar do mesmo assunto. No dia 15, Ministério da Justiça, Polícia Federal e parlamentares integrantes da CPI do Futebol vão se reunir com doutor Janot na sede da PGR.