Topo

Conmebol diz que não perderá 5ª vaga da Copa do Mundo

Jornal As noticiou que Conmebol daria vaga à Fifa em troca de punição leve ao Boca - Xinhua/Alberto Raggio
Jornal As noticiou que Conmebol daria vaga à Fifa em troca de punição leve ao Boca Imagem: Xinhua/Alberto Raggio

Do UOL, em São Paulo

29/05/2015 15h42

A Conmebol emitiu comunicado nesta sexta-feira informando que a América do Sul não perderá o direito de disputar à quinta vaga, por repescagem, da Copa do Mundo. A confirmação de que o continente não seria prejudicado foi feita, segundo a Conmebol, pelo presidente reeleito da Fifa Joseph Blatter.

"O presidente reeleito Joseph Blatter assegurou a Juan Napout [presidente da Conmebol] que as vagas do Mundial não serão mexidas. O aviso foi feito por Blatter após a reeleição", destacou o comunicado da Conmebol.

A América do Sul tem direito a quatro vagas automáticas para o Mundial. O quinto colocado das Eliminatórias Sul-Americanas participa de repescagem contra um representante de outro continente.

A possível perda da vaga do Mundial foi noticiada pelo jornal espanhol As. Segundo a publicação, a Conmebol teria "negociado" a quinta vaga à Fifa recebendo em troca uma punição leve ao Boca Juniors, desclassificado da Copa Libertadores em virtude de lançamento de composto tóxico em direção aos atletas do River Plate.

A Fifa, conforme dizia o As, teria pressionado a Conmebol a excluir o Boca por pelo menos três anos de competições internacionais, mas aceitou punição mais branda após ser avisado de que ganharia a vaga sul-americana.