Topo

Del Nero 'dribla' imprensa, desembarca no Rio e vai para casa

Vagner Magalhães

Do UOL, em Guarulhos (SP)

29/05/2015 05h58

Marco Polo del Nero driblou boa parte da imprensa em seu retorno ao Brasil. O presidente da CBF, que era esperado no aeroporto de Cumbica (em Guarulhos/SP), desembarcou no Rio de Janeiro por volta das 5h (horário de Brasília) desta sexta-feira no Galeão e foi para casa.

O dirigente deixou o congresso da Fifa, realizado em Zurique (Suíça) e que vai definir o seu novo presidente, e decidiu voltar ao Brasil. A atitude surpreendeu a CBF; o secretário-geral de entidade, Walter Feldman, disse desconhecer a viagem do presidente de volta ao Brasil.

Del Nero foi breve nas declarações aos poucos jornalistas que estavam no Galeão. Ele disse que iria para casa, tomaria um banho e em seguida iria para a CBF para esclarecer tudo, de acordo com informações do SBT.

A saída de Del Nero ocorre após o FBI prender de sete membros da Fifa - entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin - acusados de fazer parte de um esquema de suborno de US$ 150 milhões (cerca de R$ 450 milhões) em questões ligadas a transmissão de jogos e direitos de marketing do futebol na América do Sul e Estados Unidos.

 Apesar de não ter o nome citado no relatório do FBI, Marco Polo Del Nero, sucessor e atual mandatário da entidade que comanda o futebol nacional, aparentemente é um dos suspeitos listados nos documentos montados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Em dois arquivos um dos suspeitos é descrito como membro do alto escalão da Fifa, da Conmebol e da CBF, credenciais que batem com as de Del Nero. As ações desse personagem reforçam indícios de participação do atual chefe do futebol nacional no esquema de corrupção.