Topo

Ele venceu um câncer, voltou a jogar e salvou o time. Agora, foi dispensado

Jonas Gutierrez, do Newcastle, vai à loucura ao marcar o gol que salvou o Newcastle  - AFP PHOTO / IAN MACNICOL
Jonas Gutierrez, do Newcastle, vai à loucura ao marcar o gol que salvou o Newcastle Imagem: AFP PHOTO / IAN MACNICOL

Do UOL, em São Paulo

29/05/2015 19h20

Jonás Gutierrez foi protagonista de uma das histórias mais emocionantes do futebol europeu. Depois de quase dois anos lutando contra um câncer no testículo, o jogador argentino voltou a jogar há duas semanas e marcou o gol que salvou seu time, o Newcastle, do rebaixamento no Campeonato Inglês. Nesta sexta, ele recebeu a notícia de que está dispensado do clube.

“Duas coisas que eu aprendi com a minha doença. Como você pode apoiar um jogador (torcida do Newcastle) e como você pode deixar um jogador sozinho (dono do Newcastle)”, escreveu o jogador em seu Twitter.

A notícia da dispensa foi confirmada pelo site do Newcastle, que comunicou que Jonás e Ryan Taylor não estão nos planos da direção. “Foi um grande prazer ver Ryan e Jonás voltarem ao time nas últimas semanas e competirem em alto nível depois de lesões e batalhas contra doenças que eles tiveram de superar. Atravessar períodos como esses com tanta força e dignidade deu esperança e inspiração a muitos e está claro que nossos torcedores têm uma profunda conexão e afeto pelos dois jogadores, assim como todos associados ao clube”, disse Lee Charnley, diretor do Newcastle.

Jonas descobriu o câncer no meio de 2013, após sentir fortes dores na região após um jogo. Ele voltou à Argentina e se submeteu a uma cirurgia para retirada do tumor em outubro daquele ano. A ideia, no primeiro momento, era voltar aos gramados em pouco tempo. O Newcastle, porém, não quis manter o atleta e o emprestou ao Norwich City, onde ele sofreria com a recuperação e jogaria muito pouco no primeiro semestre de 2014.

Após o primeiro retorno frustrado, Jonás se afastou temporariamente dos gramados para completar o tratamento contra o câncer. Àquela altura, a relação com o dono do clube, o bilionário Mike Ashley, era abertamente ruim. Jonás só revelou ao público a gravidade de seu problema em setembro do ano passado, quando já havia feito a cirurgia e passava por sessões de quimioterapia. Nas entrevistas, deixou claro o problema com o cartola e recebeu, em troca, bastante apoio da torcida.

Jonás voltou a jogar em 14 de abril, em uma partida contra o Liverpool, pelo Campeonato Inglês. O retorno foi emocionante e até os torcedores rivais celebraram a recuperação do argentino, que chegou a defender seu país quando Diego Maradona treinava a seleção. No último fim de semana, o jogador foi fundamental para a permanência do Newcastle na primeira divisão.

Na última rodada, a tradicional equipe precisava vencer para não depender de ninguém na luta contra o rebaixamento. Em casa, fez 2 a 0 no West Ham e atingiu seu objetivo. O segundo gol foi marcado justamente por Jonás, que encerrava ali uma grande reviravolta na temporada, coroada em festa com a torcida. Dias depois, o argentino faz questão de agradecer somente aos fãs.

“Obrigado a todos os fãs de futebol e de Newcastle por me apoiarem e confiarem em mim. Esse é um jeito de demonstrar que eu sempre ouço vocês. Vocês são muito importantes para mim, o futebol não seria o mesmo sem vocês. Todo meu esforço e afeto são para vocês”, escreveu Jonás em seu Facebook, junto a uma montagem com várias fotos com mensagens de apoio que ele recebeu.