Topo

Senado instala CPI do Futebol para investigar corrupção na CBF

Do UOL, em Brasília

29/05/2015 10h15

O Diário do Senado publicou em sua edição desta sexta-feira, 29, a confirmação da criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Futebol. O requerimento, feito pelo senador Romário (PSB-RJ) colheu 53 assinaturas e, até às 23h59 de quinta-feira nenhum paralamentar retirou a adesão à comissão. Esse era o prazo para o fim do colhimento de assinaturas.

A CPI da CBF será a sexta em funcionamento no Senado. As outras cinco CPIs são as seguintes: do assassinato de jovens; do CARF; das próteses; dos fundos de pensão; e do HSBC.

Agora, os líderes partidários têm cinco dias para indicar os senadores que vão fazer parte do colegiado na CPI. Romário, o propositor, disse em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, nessa quinta-feira, 28, que pretende ficar com a relatoria da comissão.

A CPI terá a duração estimada de 180 dias, tempo em que contará com o limite de R$ 100 mil em despesas para apurar possíveis irregularidades em contratos feitos pela CBF para a Copa das Confederações-2013 e a COpa do Mundo-2014.

A instalação dependerá da indicação dos integrantes pelos partidos, o que leva em conta o cálculo de proporcionalidade das bancadas na composição do Senado.