Topo

Torcidas de Barça e Athletic se unem no Camp Nou para vaiar hino da Espanha

Do UOL, em São Paulo

30/05/2015 16h36

Uma enorme vaia marcou o início da final da Copa do Rei, disputada entre Barcelona e Athletic de Bilbao. O fato ocorreu durante a execução do hino nacional da Espanha. Torcedores bascos e catalões, conhecidos pelos ideais separatistas, se uniram no momento em que os times estavam perfilados no gramado.

A vaia, que segundo o jornal La Vanguardia chegou a 96 decibéis, causou enorme constrangimento no estádio. Membros da família real espanhola estavam presentes ao estádio do Barcelona, incluindo o rei Filipe VI. Em contrapartida, alguns jogadores do Athletic de Bilbao chegaram a esboçar um sorriso durante a vaia.

Antes do final da partida, o governo espanhol emitiu um comunicado oficial condenando "os ataques que atingiram um símbolo que representa todos os espanhóis, a democracia que os ampara e a convivência que compartilham".  Na segunda-feira haverá uma reunião que pode decidir alguma punição aos times envolvidos.

Quase 100 mil pessoas acompanham a decisão da Copa do Rei. Os torcedores do Athletic de Bilbao fizeram mais barulho no estádio. Eles viajaram cerca de 600 quilômetros até Barcelona e conseguiram fazer frente à torcida da casa. Em campo, deu Barcelona, que derrotou o Athletic de Bilbao por 3 a 1 e levou o título da Copa do Rei.