Topo

Wolfsburg vence Copa da Alemanha e Klopp se despede do Borussia com derrota

Do UOL, em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

30/05/2015 16h53

A bela trajetória de Jürgen Klopp no comando do Borussia Dortmund não teve o desfecho desejado. O Wolfsburg venceu a final da Copa da Alemanha por 3 a 1 e levantou a taça da competição que fecha a temporada do futebol no país. Luiz Gustavo foi fundamental na conquista porque empatou a partida para os campeões que até o então eram dominados.

Antes da igualdade, ocorrida aos 22 minutos, o jogo era do Borussia que abriu o placar e teve chances de aumentar a vantagem. A falta de qualidade no arremate custou caro porque o Wolfsburg foi preciso nas finalizações e construiu o placar no primeiro tempo.

O Borussia tentou o abafa na volta dos vestiário, mas fez aquela pressão estéril de um time desorganizado e criou poucas chances. Melhor para os brasileiros Luiz Gustavo e Naldo que levantaram o troféu numa boa temporada para o Wolfsburg que comemorou o segundo título da história do clube e terminou em segundo lugar o Campeonato Alemão.

Ao Borussia resta reestruturar a equipe que subiu de nível com a passagem de sete anos de Klopp. O treinador, que teve o nome vinculado ao Real Madrid, dirigiu o time por sete anos, conquistou títulos e chegou a uma final da Liga dos Campeões.

Fases do jogo: Não teve aquela de os times se estudarem. Logo aos cinco minutos o Borussia Dortmund abriu o placar com Aubemeyang. O atacante aproveitou assistência de Kagawa e entrou nas costas do zagueiro brasileiro Naldo para marcar.

O Wolfsburg respondeu no minuto seguinte e quase empatou, mas com exceção deste susto o começo da partida era do time de Jürgen Klopp. Foram duas boas oportunidade e ambas desperdiçadas por Reus, a estrela do time. Na primeira um companheiro estava livre no meio da área, mas o atacante cruzou nas mãos do goleiro. Na outra chance ele estava com a bola dominada dentro da área e chutou para fora.

Coube a dois brasileiros mudar a história da partida. Em cobrança de falta Naldo, que não jogava bem e deixava espaços para os adversários, cobrou com força. O goleiro rebateu para frente e a defesa não acompanhou. Melhor para Luiz Gustavo que completou aos 22 minutos.

O empate fez o jogo mudar. O Borussia mostrou a mesma inconstância do começo da temporada, quando frequentou a zona de rebaixamento do Campeonato Alemão. O Wolfsburg aproveitou e dominou o jogo. A virada veio em bela jogada do Wolfsburg.

O atacante fez o pivô e o belga De Bruyne pegou de primeira. A bola foi forte e rasteira no canto direito. O caldo engrossou de vez para o Borussia cinco minutos depois. Cruzamento da esquerda e Bas Dost apareceu dentro da pequena área nas costas de Subotic para completar de cabeça. O placar na hora do intervalo apontava 3 a 1 Wolfsburg.

Sem alternativas, o Borussia se lançou a frente no retorno do vestiário. Mas não havia organização e os jogadores tentavam os ataques na marra e assim não conseguiam criar jogadas nem pressionar. O Wolfsburg era mais perigoso porque a audácia do adversário deixava espaços para contra-ataques.

Chave da partida: bola parada – O Borussia era dono do jogo até Naldo soltar um bomba em cobrança de falta e Luz Gustavo fazer no rebote. O gol mudou o jogo com o Wolfsburg crescendo e dominando a partida.

O melhor: Bas Dost – O holândes teve participações importantes no resultado da partida. No gol da virada fez um belo pivô que resultou em assistência para De Bruyne virar o placar. Na sequência, completou um cruzamento e deu tranquilidade para o Wolfsburg.

O pior: Reus -  Jogador cobiçado por vários clubes da Europa, ele ficou devendo muito na final da Copa da Alemanha. O time poderia ter aberto 2 a 0, mas o atacante falhou em duas oportunidades. No restante da partida permaneceu escondido, não acompanhou a boa partida de Kagawa e Aubemeyang sendo foi substituído no segundo tempo.

 
Para lembrar:
Grafite -
O outro título da história do Wolfsburg teve o brasileiro grafite como uma das estrelas da equipe. Ele foi artilheiro no Campeonato Alemão na temporada 2008/2009 com 28 gols.
 
Empate - O Borussia tinha chance de terminar a temporada com mais títulos que o rival Bayern de Munique, que levou o Campeonato Alemão. O time de Jürgen Klopp ergueu a taça da Supercopa da Alemanha, mas foi batido neste sábado.