Topo

G. Jesus brilha, goleiro falha e Brasil vence na estreia do Mundial Sub-20

Gabriel Jesus comemora o primeiro gol do Brasil contra a Nigéria no Mundial Sub-20 - DEAN PEMBERTON/EFE
Gabriel Jesus comemora o primeiro gol do Brasil contra a Nigéria no Mundial Sub-20 Imagem: DEAN PEMBERTON/EFE

Do UOL, em São Paulo

31/05/2015 23h49

A primeira partida do técnico Rogério Micale no comando da seleção brasileira sub-20 deixou os torcedores com os nervos à flor da pele. Em um esquema forte ofensivamente e cheio de buracos na defesa, o Brasil sofreu, mas conseguiu vencer a Nigéria por 4 a 2, na estreia do Mundial da categoria.

Os gols brasileiros foram marcados por Gabriel Jesus, Judivan, duas vezes, e Boschilla. Já a Nigéria balançou as redes com Isaac e Yahaya.

Priorizando um ataque mais veloz, Micale escalou a seleção brasileira com um ataque formado por Judivan e Gabriel Jesus, jogadores com estilos bem diferentes do que preferia o antecessor Alexandre Gallo.

No Sul-Americano da categoria, o antigo treinador jogou com Thales e Yuri Mamute. O primeiro não foi convocado para o Mundial e o segundo foi cortado por Micale, em uma das poucas mudanças que conseguiu fazer, já que a equipe já havia sido convocada antes de ele assumir o cargo.

Com a vitória, o Brasil estreia com o pé direito rumo ao hexacampeonato da competição – a seleção brasileira conquistou o troféu em 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011. Caso consiga, irá igualar a Argentina, maior vencedora do Mundial.

Na próxima rodada do Grupo E, a seleção brasileira terá pela frente a Hungria, enquanto a Nigéria enfrenta a Coreia do Norte. Os dois jogos acontecerão no dia 4 de junho.

Fases do jogo

A partida começou extremamente movimentada, e a seleção brasileira precisou de apenas quatro minutos para abrir o placar. João Pedro invadiu a área pela direita e rolou para trás. Gabriel Jesus apareceu, dominou e chutou para balançar as redes do goleiro Enaholo.

Apesar do susto, a Nigéria não se intimidou com a pressão brasileira. Cinco minutos depois do gol do Brasil, Iheanacho dominou na entrada da área e bateu colocado para carimbar a trave do goleiro Jean.

Um minuto depois, no entanto, o Brasil não conseguiu segurar a Nigéria, que fez um golaço. Yahaya fez um lindo lançamento de letra para Isaac, que driblou Jean e tocou para deixar tudo igual no marcador.

Aos 18, foi a vez do Brasil acertar a trave. Depois de cobrança de escanteio, Judivan cabeceou direto no travessão. No rebote, Lucão mandou de primeira, mas a bola acertou um defensor nigeriano e foi afastada.

Se depois da bola na trave a Nigéria marcou seu gol, o mesmo não aconteceu com o Brasil. Pelo contrário, a seleção brasileira acabou levando a virada. Aos 27, a equipe africana aproveitou contra-ataque depois de um escanteio brasileiro e a bola chegou aos pés de Yahaya. O meia colocou entre as pernas do lateral Jorge, limpou a jogada e chutou cruzado, sem chances para Jean.

Em um primeiro tempo movimentadíssimo, ainda tinha tempo para mais um gol. E ele era brasileiro. Aos 34 minutos. Gabriel Jesus fez o pivô dentro da área e tocou de calcanhar para Judivan. O atacante do Cruzeiro, livre, tocou com tranquilidade para empatar a partida.

Entrando no lugar de Andreas Pereira, Boschilla aproveitou a primeira grande chance do Brasil na segunda etapa para recolocar a seleção à frente do marcador. Aos 13 minutos, o jogador do São Paulo limpou a jogada para o meio e bateu rasteiro de canhota. O goleiro Enaholo tentou dar um golpe de vista e viu a bola bater na trave e morrer no fundo do gol.

O gol brasileiro parece ter mexido com a Nigéria. A seleção africana não conseguiu mais explorar os contra-ataques da maneira que fazia na primeira etapa. A melhor chance só foi acontecer aos 27 minutos. E de novo com Yahaya. O meia recebeu cruzamento da esquerda e cabeceou com perigo, mas a zaga brasileira conseguiu afastar. O lance acabou sendo o último dele na partida, que foi substituído por Godwin.

Aos 33, a Nigéria teve sua última grande chance. Depois de uma jogada na linha de fundo, a bola chegou nos pés de Mathew, que chutou forte por cima do gol de Jean.

A Nigéria precisava do gol, mas foi a seleção brasileira que conseguiu balançar as redes, com uma contribuição enorme do goleiro Enaholo. Boschilla fez linda jogada pela esquerda, fez fila dentro da área e chutou forte. O camisa 1 nigeriano deixou a bola passar por debaixo das pernas. Antes de ela entrar, Judivan empurrou para o fundo das redes, dando números finais à partida.

Melhor: Gabriel Jesus. Grande esperança do Palmeiras para o futuro, o atacante mostrou que tem bola no pé. Além de abrir o placar para a seleção brasileira, Gabriel ainda teve calma para dar um lindo toque de calcanhar para o primeiro gol de Judivan.

Pior: Enaholo. Em uma partida equilibrada, o goleiro da Nigéria foi o ponto de desequilíbrio. Se no terceiro gol a falha possa ser contestada, não há dúvidas no quarto: um frango clássico, deixando a bola passar por debaixo de suas pernas.