Topo

Brasileiros pelo mundo: Neymar aplica carretilha e zagueiro vira artilheiro

Do UOL, em São Paulo

01/06/2015 06h00

A temporada europeia caminha para seu final, mas ainda tem brasileiro brilhando ao redor do mundo. Como quase sempre, Neymar é um deles. O craque do Barcelona ajudou o clube a conquistar a Copa do Rei e ainda arriscou uma carretilha. Além dele, o zagueiro Digão, ex-Fluminense, também teve seu dia de artilheiro na Arábia Saudita.

Confira os principais destaques, positivos ou negativos, dos brasileiros ao redor do mundo:

Gol e carretilha: Neymar dá show na Copa do Rei

Entre elogios e polêmicas, Neymar foi um dos destaques do Barcelona na final da Copa do Rei contra o Athletic Bilbao. O brasileiro marcou o segundo gol da equipe catalã e ainda arriscou uma carretilha no final da partida, o que irritou os jogadores adversários e rendeu um "puxão de orelha" do técnico Luis Enrique. No fim das contas, o Barça foi campeão com uma vitória por 3 a 1.

Brasileiros brilham na Arábia...

O zagueiro Digão e o meia Thiago Neves brilharam na semifinal da Copa do Rei, pelo seu time, o Al-Hilal, contra o Al Ittihad. O primeiro marcou duas vezes, enquanto o segundo deixou sua marca de pênalti, na vitória por 4 a 1.

... E também na Ucrânia

Em um dos clubes com mais brasileiros fora do Brasil, Luiz Adriano e Alex Teixeira tiveram papel importante no empate do Shakhtar Donetsk com o Karpaty Lviv, por 2 a 2, na última rodada do Campeonato Ucraniano. O resultado garantiu a segunda colocação para a equipe e a vaga na próxima edição da Liga dos Campeões.

Luiz Gustavo ajuda o Wolfsburg a fazer história

O volante da seleção brasileira teve papel fundamental na vitória por 3 a 1 do Wolfsburg sobre o Borussia Dortmund, na final da Copa da Alemanha. Foi dele o gol que igualou o marcador e fez com que sua equipe caminhasse rumo ao segundo título de toda sua história.

Brasileiro menos famoso salva o Orlando City

Brasileiro menos famoso na equipe que conta com Kaká, Pedro Ribeiro foi o responsável por salvar o Orlando City da derrota dentro de casa na MLS, contra o Columbus Crew. Mesmo com um a mais em campo, a equipe da dupla brasileira chegou aos 48 minutos do segundo tempo perdendo por 2 a 1. Foi aí que Pedro recebeu na entrada da área e bateu colocado para igualar o marcador.

Em baixa

Danilo integra a pior Udinese dos últimos 11 anos

Titular da Udinese, o ex-zagueiro do Palmeiras participou da derrota de sua equipe para o Cagliari, por 4 a 3. De quebra, entra para a história do clube como integrante do elenco responsável pela pior classificação do time no Campeonato Italiano nos últimos 11 anos: 16º.

Mauro, do Braga, é expulso na final da Taça de Portugal

Na final da Taça de Portugal, o Braga vencia por 2 a 0, mas permitiu que o Sporting empatasse o jogo e encaminhasse o duelo para a decisão por pênaltis. Pouco antes das cobranças de pênalti, o meia brasileiro Mauro viu cartão vermelho e não pôde ajudar o Braga no momento decisivo, e a equipe acabou sendo derrotada e viu o título escorrer pelas mãos.