Topo

Gilmar diz que 'título não é obrigação' após pressão excessiva na Copa

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

01/06/2015 18h00

No primeiro dia de preparação para a Copa do Mundo 2014, na Granja Comary, o então coordenador da seleção, Carlos Alberto Parreira, afirmou que naquele momento se apresentava a equipe que ganharia o Mundial daquele ano. A previsão não se confirmou e o final da caminhada foi trágico para o futebol brasileiro. Desta vez, na apresentação para a Copa América, o discurso é completamente diferente.

Ciente da pressão excessiva que tomou conta do time de Felipão no último Mundial, o sucessor de Parreira, Gilmar Rinaldi, tratou de tirar o "peso" sobre a equipe atual.

"O título da Copa América não é obrigação. Temos é a obrigação de trabalhar muito. Sabemos que para ser campeões existem muitas questões. O importante é transformar isso em energia positiva. Pode até rolar essa pressão, mas precisamos saber controlar. Jogador da seleção brasileira tem que se acostumar com isso", comentou o coordenador da seleção.

Gilmar ainda revelou a conversa motivacional que ele e o técnico Dunga tiveram com o grupo ao abordar a questão da Copa América.

"Perguntamos aos jogadores qual o preço eles estão dispostos a pagar para entrar na história como campeões pela seleção. E passamos nossa ideia para todos. Nós estamos dispostos a trabalhar muito. Esse vai ser o nosso mote. A nossa linha de pensamento é de muito trabalho. Vamos fazer por merecer. Tomara que a consequência seja o título", completou Rinaldi.

Após apresentação nesta segunda-feira e novos exames na terça-feira, os jogadores iniciam o trabalho no campo da Granja Comary na próxima quarta. Na sequência, o time de Dunga realiza amistosos contra México – dia 7, em São Paulo – e Honduras – dia 10, em Porto Alegre – antes da estreia na Copa América, no dia 14, contra o Peru.?