Topo

Osorio diz que treinar o São Paulo é o maior desafio da carreira

Osorio recebe um bilhetinho na entrevista de apresentação ao São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

01/06/2015 12h51

Juan Carlos Osorio foi apresentado no começo da tarde desta segunda-feira como novo treinador do São Paulo.  O treinador disse que treinar o São Paulo é o maior desafio da carreira. Além disso, o técnico afirmou que chegar ao futebol brasileiro "é uma oportunidade única".

"É o maior desafio da minha carreira. Tive vários convites de seleções e muitas ofertas do futebol mexicano e colombiano. Quando Aidar me chamou, a primeira impressão foi de surpresa. Tenho plena segurança da minha capacidade. Mas um clube brasileiro se interessar por mim é muito. Foi impossível dizer não. Não olhei a parte econômica. Olhei a grandeza deste clube e o futebol brasileiro. Falei com a minha família e aqui estamos", disse o colombiano.

Antes da entrevista coletiva, o São Paulo exibiu um vídeo da despedida de Osorio no Atlético Nacional. Nas imagens, mostrou toda a comoção e a reverência dos torcedores do time colombiano.

"Confesso que jamais imaginei uma despedida como essa. Emocionante em todos os aspectos. Uma torcida se despedindo de um treinador vitorioso", disse o presidente Carlos Miguel Aidar, que disse "depositar uma esperança muito grande" no colombiano.

O técnico colombiano assinou contrato de dois anos com o São Paulo. Ele desembarcou no Brasil neste domingo e, na manhã desta segunda-feira, conheceu as instalações no CT da Barra Funda. O treinador será apresentado ao elenco nesta tarde.

Na Colômbia, Osorio fez história. Ele comandou o Atlético Nacional em 237 partidas, com 126 vitórias, 59 empates e 52 derrotas -- aproveitamento de 61,5%. Em exatos três anos, conquistou seis títulos.

A primeira taça foi erguida um ano depois de chegar ao time de Medellín. No primeiro semestre de 2013, conquistou o Apertura ao vencer o Santa Fe na decisão. No mesmo ano, derrotou o Deportivo Cali e garantiu o bicampeonato.

Na sequência, foi campeão novamente, com vitória sobre o Junior Barranquilla. Durante a passagem do treinador, o time também conquistou a Copa da Colômbia em 2012 e 2013, além da Superliga de 2012.

RODÍZIO DE JOGADORES
"Rodízio é um princípio de vida. Num grupo de trabalho todos são importantes. Nas finais, haverá consistência. Respeito o prestígio de muitos jogadores do São Paulo. Será um fator que tenho que pensar numa decisão. Tentarei errar o menos possível. Darei oportunidade a todo grupo. Sem isso, não será possível promover os jogadores jovens. 
 
ROGÉRIO CENI
"Todo o reconhecimento e admiração pelo Rogério pela sua carreira. Estar jogando na sua idade é difícil. É o primeiro a chegar no CT. É um exemplo para o clube. Trouxe Juan Pablo Angel (atacante de 39 anos) no Atlético Nacional. Vou falar com ele cara a cara, homem a homem, escutar o que ele tem para falar e falar o que penso. Vamos tomar a melhor decisão para ele, sua família e o clube. Difícil encontrar um goleiro com essa trajetória"
 
CONHECIMENTO DO FUTEBOL BRASILEIRO
"Tenho muitas razões para conhecer o São Paulo. Estávamos na Libertadores. Conheço os clubes brasileiros, o Corinthians, o Cruzeiro, o São Paulo. Vou analisar o jogo do Santos e do Grêmio para me familiarizar. É possível aprender vendo jogos. Vou me familiarizar dia a dia com os jogadores. Vou ter a impressão de todos"
 
7 A 1 NA COPA DO MUNDO
"Seria inapropriado falar dos outros técnicos. A seleção brasileira não perde partidas. Admiro profundamente o futebol brasileiro. Vi o jogo na Colômbia. No futebol o emocional é o mais importante. Foi uma partida em que a Alemanha tinha tudo para ganhar. O Brasil tinha muita coisa para se preocupar. O rival anotou os gols muito rápido. Mas tenho certeza que não há seis gols de diferença entre Brasil e Alemanha. São placares únicos. É um acidente. Se há um país primeiro no futebol, é o Brasil"
 
MILTON CRUZ
"Milton vai seguir sendo importante para a transição e o período de adaptação, Milton como um homem do futebol vai dar muitas opiniões. Vamos entrar em acordo com o presidente, esperar alguns dias. Vou tomar a melhor decisão de quem vai me acompanhar nesse projeto tão importante. O clube irá anunciar"
 
ESQUEMA TÁTICO
"Minha formação tática é fechando os laterais, com quatro homens de defesa, mas com os laterais descendo bastante ao ataque. Jogamos com dois pontas e um centroavante. Agora atrás é defender em superioridade numérica. Quando enfrentarmos um time com dois atacantes, podemos jogar com três defensores. Vamos nos adequar aos rivais"
 
ESTREIA
"Há uma grande possibilidade de estar contra o Grêmio. Estamos tentando acelerar esse processo para conseguir o visto de trabalho"
 
SITUAÇÃO FINANCEIRA
"Tenho conhecimento dessa situação e tenho certeza que o clube vai se arrumar. Contamos com um elenco muito bom. É o maior incentivo"
 
GANSO
"Conheço o Ganso pois o enfrentei. No Santos campeão, em 2011, contra o Once Caldas. Me lembro muito. Tem técnica, passe infiltrado. Pode jogar à frente no meio-campo, pode jogar centralizado ou pela esquerda. tenho que treiná-lo no campo. Tem muito talento"