Topo

Roger Machado promete avaliar 'excluídos' do Grêmio.Veja quem está na lista

Volante Edinho é um dos que pode receber nova oportunidade no Grêmio de Roger - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Volante Edinho é um dos que pode receber nova oportunidade no Grêmio de Roger Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/06/2015 06h00

Roger Machado foi claro quando questionado sobre a chance de reintegrar o volante Edinho no Grêmio. Prometeu avaliar todos os jogadores que retornam de empréstimo ou mesmo estão afastados do elenco principal. A lista não é tão grande mas recheada de nomes conhecidos. As avaliações que começam nesta segunda-feira podem levar novos atletas ao grupo e até evitar contratações, suprindo características carentes no elenco. 

São dois perfis bem diferentes de atletas no grupo dos 'excluídos' do Grêmio. O primeiro é formado por jogadores conhecidos que em algum momento fizeram parte do elenco principal. Até foram considerados apostas de futuro, mas naufragaram aos poucos. 
 
O primeiro deles já tem situação garantida. Fernandinho regressa do Hellas Verona para ser aproveitado. Maxi Rodríguez, que também volta de empréstimo, deve ter período prorrogado na Universidad de Chile. Edinho, que trabalhou isolado do grupo principal, tem boas chances de voltar a partir de um 'sim' de Roger. Mas não são apenas eles. 
 
Contratado pelo Grêmio em maio de 2012 como grande aposta para o futuro, Rondinelly volta de empréstimo do Audax, onde disputou o Campeonato Paulista no primeiro semestre. Por lá fez 12 jogos e marcou três gols. Com 24 anos, ele tem contrato com o Grêmio até maio de 2017. 
 
Na mesma linha regressa Felipe Nunes, adquirido do Independente de Limeira no início de 2012. No primeiro semestre o jogador de 25 anos fez apenas quatro jogos sem marcar gols pela Série A1 do Paulista defendendo o Capivariano. Seu contrato com Grêmio vence em novembro deste ano. 
 
E o segundo perfil são jovens que pouco apareceram no elenco de cima. Deixaram de ser alternativa antes mesmo de serem testados de fato, e também regressam ao clube. Entre eles estão: o goleiro Follmann, que retorna do Linense-SP. O volante Guilherme Amorin, que defendeu o Londrina. O também volante Jeferson Negueba, que esteve no Nacional-PR, o meia Leandro Canhoto, que volta do Paysandu, o atacante Paulista, que regressa do Novo Hamburgo, e o meio-campista Mateus Magro, que retorna do Aparecidense-GO. Todos ainda sob vínculo com o Tricolor ao menos até o fim do ano. 
 
Roger Machado promete analisar todos para definir quais reforço de fato são necessários e quem pode ainda contribuir com o Tricolor. Mas não poderá perder muito tempo nisso, já que quarta-feira terá pela frente mais um compromisso pelo Campeonato Brasileiro. 
 
Inicialmente, a direção gaúcha pretende mais três reforços. Um centroavante, cujo predileto é Alecsandro, do Flamengo, um lateral direito, e o alvo é Lucas Ramon, do Londrina, e mais um meia. Mas a partir da opinião do treinador, tudo pode mudar.