Topo

CBF blinda seleção e veta até contato com empresários durante Copa América

Dunga (d) e Gilmar (e) querem seleção focada apenas nos treinos para Copa América - Júlio César Guimarães/UOL
Dunga (d) e Gilmar (e) querem seleção focada apenas nos treinos para Copa América Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

02/06/2015 06h00

Antes mesmo de a bola rolar para os treinos, Dunga, Gilmar Rinaldi e a comissão técnica da seleção brasileira já começam a preparar uma nova cara para o time fora das quatro linhas. Mais especificamente, nos bastidores de Granja Comary e hotéis que servirão de concentração para a equipe durante o período de preparação e disputa da Copa América.

A principal medida da CBF em relação às últimas competições diz respeito ao relacionamento de jogadores com agentes e assessores no período. O comando da seleção quer evitar a circulação de empresários e membros dos estafes dos atletas nos locais que receberão a delegação.

A primeira decisão foi vetar o credenciamento de assessores de imprensa pessoais de jogadores para a Granja e períodos de treinos no Chile, além impedir a livre circulação de agentes.

Durante a Copa de 2014, com mais de 1.500 pessoas credenciadas para o período de treinos em Teresópolis, era comum ver tais profissionais circulando livremente pela Granja, inclusive nas áreas internas destinadas a atletas e comissão técnica.

Segundo a CBF, a nova medida se deu por uma questão de logística e espaço no local. No entanto, a reportagem apurou que os assessores foram informados do veto sob o argumento de “problemas antigos” no ambiente.

Nos hotéis, por se tratar de um espaço onde a confederação não pode limitar o acesso, o contato não será facilmente evitado. Mas a CBF pretende reduzir as tradicionais conversas nos saguões.

“Nosso foco aqui é muito trabalho. É isso que vamos fazer. Estamos em busca de um objetivo. É esse trabalho que vai definir o resultado. Vamos enfrentar grandes equipes e temos que nos preparar muito. Estamos preocupados só com isso”, analisou o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi.

Nesta terça, sem assessores ou empresários por perto, os jogadores começarão os trabalhos no campo da Granja Comary. Após a segunda-feira reservada para exames médicos e avaliações, o técnico Dunga comandará treinos em tempo integral – às 10h e às 15h.

Após a primeira semana de treinos em Teresópolis, a seleção enfrenta o México no próximo sábado, em São Paulo. Na sequência, mais um amistoso: contra Honduras, em Porto Alegre, no dia 10. A estreia na Copa América será no dia 14, contra o Peru, em Temuco (Chile).