Topo

CBF fala sobre renúncia de Blatter da Fifa em comunicado de duas linhas

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro*

02/06/2015 17h20Atualizada em 02/06/2015 20h21

A CBF se pronunciou sobre a renúncia de Joseph Blatter do cargo de presidente da Fifa em um comunicado de duas linhas, divulgado na tarde desta terça-feira (2). A entidade máxima do futebol nacional se disse surpresa com a decisão do suíço.

“A CBF recebeu o anúncio da renúncia do presidente Joseph Blatter com surpresa. É uma decisão de caráter pessoal e que merece a nossa profunda compreensão”, escreveu a entidade. 

A renúncia de Joseph Blatter aconteceu no momento em que a Fifa se viu envolvida em um escândalo que resultou na prisão de sete dirigentes do alto escalão do futebol mundial, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin. Marin foi detido num hotel em Zurique, na Suíça, em que estavam hospedados membros da Fifa escalados para participar do congresso anual da entidade.

A prisão de Marin deflagrou uma crise da própria CBF. Tanto é assim que, nesta tarde, enquanto Blatter anunciava sua renúncia, o atual presidente da confederação, Marco Polo Del Nero, reunia-se com presidentes de federações estaduais para tratar das suspeitas contra a administração da entidade brasileira.

O encontro foi convocado às pressas por Del Nero. Foi uma reunião extraordinária e informal e, portanto, não contou com a presença de todos os representantes de federações estaduais. Del Nero, aliás, tinha programado ir à Granja Comary visitar a seleção brasileira. Adiou a viagem.

A conversa de Del Nero com os cartolas durou horas. Estava programada para acabar por volta das 14h. Porém, acabou por volta das 17h. Foi durante o encontro que Del Nero e outras cartolas souberam que Blatter deixará o comando da Fifa. Após o encontro, nenhum deles quis falar com a imprensa.

Na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, onde a seleção brasileira se prepara para a disputa da Copa América no Chile, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, conversou com jornalistas sobre renúncia de Blatter. Disse que ela mexe nas estruturas do futebol.

“É um impacto forte, muito grande. Não tem como negar. Isso mexe muito nas estruturas. Estava ao lado do presidente quando recebemos a notícia. Mas é o que o Marco Polo sempre repete: a sociedade se modernizou e precisamos de algumas mudanças. Creio que tudo isso será positivo. Entendemos perfeitamente”.

Blatter havia sido reeleito presidente da Fifa na sexta-feira. Uma nova eleição para a presidência da entidade será marcada entre dezembro e março.