Topo

CBF vê 'impacto forte' em saída de Blatter. Del Nero adia ida à Granja

Pedro Ivo Almeida*

Do UOL, em Teresópólis (RJ)

02/06/2015 14h45

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou na tarde desta terça-feira, após a renúncia de Joseph Blatter como presidente da Fifa, que a saída do suíço do cargo gera "um impacto forte". Segundo o secretário geral da CBF, Walter Feldman, a renúncia abala estruturas do futebol. 

"É um impacto forte, muito grande. Não tem como negar. Isso mexe muito nas estruturas. Estava ao lado do presidente quando recebemos a notícia. Mas é o que o Marco Polo sempre repete: a sociedade se modernizou e precisamos de algumas mudanças. Creio que tudo isso será positivo. Entendemos perfeitamente", falou Feldman. 

O secretário-geral da CBF também falou a outros meios de comunicação e reafirmou que a queda de Blatter vem junto à necessidade de modernizar as estruturas do futebol.

"Nós estamos aqui num forte movimento de renovação das práticas e gestão do futebol e se isso contribuir pra essa necessidade de modernização, ela é bem-vinda. Acho que o Victor Hugo (poeta francês) diz aquela frase: 'Nada segura aquilo que seu tempo chegou'. E o que chegou é uma grande mobilização do futebol, uma demanda que exige gestão e transparência. É importante que a sociedade tenha confiança na forma como aquilo está sendo gerido”, declarou à BBC Brasil.

“Nós estamos, do ponto de vista da CBF, cumprindo nosso papel. Entregamos todas as documentações ao MP, nos comunicamos com o Ministro da Justiça. Vamos levar a cabo a modernização do futebol brasileiro, com empresas que tenham especialização no mercado empresarial e ajudar o futebol brasileiro, que há muito tempo necessitava de mudanças”, acrescentou Feldman ao SporTV.

O presidente da Confederação, Marco Polo Del Nero, ainda adiou a visita à Granja Comary, em Teresópolis, onde a seleção brasileira inicia os treinamentos para a Copa América. Ele se reuniu com os campeões da Copa de 1970 em almoço na sede da CBF e também com presidentes de federações em evento político.

"Foi um dia de muitas notícias e decisões. Não irá hoje [terça], não tem como no momento. É possível que se visite [jogadores na Granja] nos próximos dias, talvez amanhã [quarta]. Mas nada confirmado. Vamos aguardar", informou Walter Feldman.

No final da tarde, a Confederação emitiu uma nota oficial se posicionando sobre o ocorrido.

“A CBF recebeu o anúncio da renúncia do presidente Joseph Blatter com surpresa. É uma decisão de caráter pessoal e que merece a nossa profunda compreensão”, disse o breve comunicado.

*Atualizada às 17h10