Topo

Com 'caridade' do presidente, Elano assina renovação com o Santos

Meia Elano será liberado para jogar na Índia entre setembro e novembro deste ano - Daniel Vorley/AGIF
Meia Elano será liberado para jogar na Índia entre setembro e novembro deste ano Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

02/06/2015 17h54

O meia Elano assinou a renovação contratual com o Santos até o fim do Campeonato Paulista de 2016. Além de um reajuste salarial, o novo vínculo do jogador possui uma cláusula que o libera para atuar no futebol indiano por três meses. 

O empréstimo para a Índia ocorrerá entre setembro e novembro deste ano, em meio à disputa do Campeonato Brasileiro. A liberação do atleta gerou criticas internas ao presidente Modesto Roma na Vila Belmiro. Alguns integrantes da atual diretoria santista, que preferem não se identificar, tratam o acordo como uma espécie de “caridade” do mandatário.

Eles alegam que o dirigente pensou apenas no jogador ao aceitar liberá-lo por três meses. Elano voltou ao Santos nesta temporada após defender o Chennaiyin, da Índia, no ano passado, e tinha vínculo com o alvinegro praiano até o último dia 30. 

O novo acordo foi assinado nesta terça-feira, e Elano já está registrado no BID [Boletim Informativo Diário] da CBF [Confederação Brasileira de Futebol] e está a disposição do técnico Marcelo Fernandes para o clássico contra o São Paulo, nesta quarta-feira, no Morumbi, pela quinta rodada do Brasileirão.

Elano tinha proposta para voltar ao futebol indiano e, por isso, fez o pedido inusitado ao clube paulista antes de renovar seu vínculo. Assim o jogador não perde uma boa oportunidade financeira no fim de sua carreira.  

Elano recebe no Santos um salário de novato. O camisa 22 ganha R$ 60 mil por mês. É a nova política salarial do clube após a troca de diretoria no início deste ano. Porém, o meia terá um reajuste em seu novo acordo.

Na segunda passagem de Elano no Santos, por exemplo, o meia tinha um dos maiores salários do elenco – cerca de R$ 350 mil.

O meia completa a lista de quatro jogadores do Santos que fez parte do time de 2002 e 2003. Além dele, o clube renovou com Ricardo Oliveira, estendeu o vínculo do volante Renato até o fim deste ano, e tenta manter Robinho após o fim seu empréstimo, que termina no dia 30 de junho.

O meia defendeu o Santos entre 2001 e 2005, quando conquistou duas edições do Campeonato Brasileiro (2002 e 2004). Depois Elano voltou em 2011, quando foi bicampeão paulista e campeão da Copa Libertadores da América.