Topo

Elias vai à Copa América com Flamengo à espreita e mal estar no Corinthians

Elias é titular na seleção brasileira de Dunga - REUTERS/John Bonilla
Elias é titular na seleção brasileira de Dunga Imagem: REUTERS/John Bonilla

Dassler Marques, Guilherme Costa e Vinicius Castro

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

02/06/2015 12h00

Elias recusou a possibilidade de deixar o Corinthians para jogar no Flamengo sob as condições apresentadas há 10 dias. Mas, definitivamente, essa chance não ficou para trás. 

Integrado à seleção brasileira para a disputa da Copa América, ele se afastou do Corinthians temporariamente com certo mal estar com a diretoria. Ciente de que as portas não foram fechadas, o Flamengo acompanha a situação do jogador disposto a fazer uma nova investida em breve. Pessoas próximas a Elias veem no Fla, em caso de transferência, a possibilidade número um para ele. Atuar no exterior, neste momento, está quase fora de cogitação na cabeça do atleta. 

Inclinado a ficar no Corinthians, Elias põe questões pessoais à frente de esportivas para defender a posição, o que gerou mal estar pela forma como foram conduzidas as conversas com o Flamengo. O jogador não aceitou ser responsabilizado pelo negócio que foi bem visto pela diretoria corintiana. Defendeu que, em caso de saída, a direção deveria assumir publicamente o porquê de vendê-lo ao Fla. Após os episódios, quase não jogou mais, mas mantém a posição de ficar. 

No jogo seguinte a isso, contra o Fluminense, no dia 24 de maio, Elias ficou no banco porque Tite considerou que ele não tinha foco suficiente - atuou cinco minutos. Já no clássico com o Palmeiras, no domingo passado, a opção foi por Bruno Henrique em função da proximidade com a Copa América. O treinador realizou três substituições no jogo, mas sequer recorreu a um de seus principais jogadores. 

Na avaliação da diretoria corintiana, é difícil cumprir tudo o que foi acordado pelo presidente Mário Gobbi com Elias. O clube ainda tem três parcelas anuais (outubro de 2015, 2016 e 2017) a pagar ao Sporting-POR que, somadas, totalizam R$ 10 milhões, dívida que seria transferida ao Flamengo no negócio idealizado. Para pagar a primeira parcela dessa compra, o ex-presidente Gobbi antecipou a renovação de um contrato de franquias. Se não bastasse isso, o maior salário do elenco corintiano é justamente o de Elias, em cerca de R$ 500 mil. Como a prioridade no Parque São Jorge é cortar despesas, o Fla monitora. 

"Fizemos uma sondagem. Naquele momento o jogador não tinha interesse em sair do Corinthians. Depois disso não houve nenhum fato novo. Ele também não é um jogador barato. Logicamente nos agrada muito. É um ídolo da torcida, teve uma passagem marcante aqui no Flamengo. Se houver possibilidade financeira de nós atuarmos, se o Corinthians aceitar uma negociação e o jogador estiver disposto a vir, com certeza nós vamos atuar. Mas nesse momento não temos nada de concreto com relação ao Elias", declarou Alexandre Wrobel, vice de futebol do Flamengo, em entrevista ao Sportv na última semana.